Atos terá fabricação local de supercomputador de alta performance

Com iniciativa, empresa reforça compromisso com operação local

Author Photo
9:25 am - 11 de fevereiro de 2020
Nvidia lança supercomputador para deep learning e inteligência artificial

A multinacional francesa Atos passará a fabricar no Brasil supercomputadores de alta performance (High-Performance Computing). De acordo com Nelson Campelo, CEO da Atos para América do Sul, que assumiu a empresa em setembro de 2019, a novidade mostra o peso que a região e o Brasil têm para a companhia globalmente, reforça o compromisso com os negócios locais e deverá acelerar projetos.

“Nos diferenciamos no mercado com empresa de alta tecnologia, com serviços integrados, agregando desenvolvimento, manutenção e sustentação de aplicações. Esse é mais um passo nessa direção”, disse à redação do IT Forum 365. O executivo reforçou ainda que a Atos não é simplesmente um integrador e por isso a movimentação. “Nossas tecnologias ajudam a resolver grandes problemas do mundo.”

Um dos exemplos para resolver esses desafios é o Computador de Alto Desempenho Santos Dumont, fornecido pela Atos em 2015 ao Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). O supercomputador está instalado em Petrópolis, no Rio de Janeiro, e em novembro de 2019 recebeu um upgrade. Com a expansão de 4 Petaflops, a tecnologia passou a operar com a capacidade de processamento total de aproximadamente 5,1 quatrilhões por segundo, aumento de aproximadamente 360% se comparado às especificações originais de 2015 de 1,1 Petaflops.

A expansão é fruto de uma parceria entre a Atos e o Consórcio Libra, liderado pela Petrobrás e visa apoiar o desenvolvimento de pesquisas no setor de petróleo e gás, principalmente para estudos de imagens sísmicas em profundidade e simulação de reservatório em tempo real, com mais precisão.

Segundo informações da empresa, no total, já são cerca de 150 projetos de pesquisas realizados com o Santos Dumont, que atendem desde áreas como exploração de petróleo e gás, carvão mineral e energias renováveis, como pesquisas do vírus ZIKA e Dengue, desenvolvimento de fármacos para HIV e estudos sobre Clima.

Nova onda de crescimento

Se 2019 pautou um ano de redução de custos e integração de processos com diversas empresas adquiridas, Campelo revelou que agora a palavra de ordem é crescimento na região. Com receita global de 13 bilhões de euros no último ano, a companhia busca salto não só na base de clientes, como fora dela também. “Reputação, confiança e qualidade são nossas marcas. Somos uma grande empresa com excelente histórico entre nossos clientes”, comentou ele, confiante da expansão.

No Brasil, a expectativa é de crescimento acelerado. Além da fabricação local, a empresa também optou por mudar de escritório, em um ambiente aberto que favorece a integração e a rápida comunicação.

As parcerias são ainda aposta da Atos. Campelo indicou que a companhia acaba de fechar uma aliança global com o Google, passando a ser um dos maiores integradores do mundo da gigante de tecnologia. Como parte da iniciativa, o Google vai lançar oferta para mercado de bare metal em vários data centers no mundo, incluindo São Paulo.

A bare metal é uma solução integrada e totalmente gerenciada para configurar infraestrutura de cloud. Envolve uma infraestrutura de hardware gerenciada que inclui servidores e o restante das instalações do data center, como energia e refrigeração. Outra forte aliança é a com SAP, finalizou ele.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.