Ativista socioambiental e indígena, Ailton Krenak estará no IT Forum@Home

Ailton debaterá a questão ambiental a partir de suas vivências; Adriana Solé, professora e consultora em governança, também participará do evento

Author Photo
11:10 am - 08 de março de 2021
Ailton Krenak palestrante IT Forum@Home Divulgação

O IT Forum@Home, encontro virtual organizado pela IT Mídia que acontece entre os dias 21 a 23 de abril, confirma nesta segunda-feira (08) mais dois nomes da programação de conteúdo do evento: Ailton Krenak e Adriana de Andrade Solé.

Um dos mais importantes ativistas do movimento socioambiental e de defesa dos povos indígenas, Ailton Krenak é organizador da Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia. Nascido em uma aldeia da etnia Krenak, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, é escritor, jornalista e autor, entre outros, do livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, lançado em 2019 pela Companhia das Letras.

Em 2016, Ailton recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também leciona. Ele é ainda comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República.

Sob o tema “Alicerce Presente: Sustentabilidade”, ele trará uma discussão baseada em sua própria vivência, com a visão de quem, ao longo de sua vida, sofreu com as consequências do impacto da ação humana no meio ambiente. Em sua fala, colocará as questões essenciais para ajustar o curso do planeta.

Professora da Fundação Dom Cabral e do Digital Onboard, da HSM, Adriana de Andrade Solé trará o debate para o campo corporativo, convidando os CIOs a refletirem sobre o papel que eles devem desempenhar em suas empresas. Ela mostrará como essa agenda já domina as conversas dos conselhos e, cada vez mais, será parte da vida executiva, não importa a cadeira que você ocupe.

ADRIANA191

Adriana de Andrade Solé é graduada em engenharia elétrica, pós graduada em gestão empresarial e engenharia econômica, professora, consultora em governança corporativa, conselheira de administração da SCGÁS e recertificada pelo IBGC.

É coautora dos livros “Código de Conduta: Evolução, Essência e Elaboração – A ponte entre a Ética e a Organização”, lançado em 2019 pela editora Fórum; “Governança Corporativa – Fundamentos, Desenvolvimento e Tendências”, lançado em 2004 pela editora Atlas; e “Gestão Integrada do Território”, em 2012 pela IBIO.

Rumo a uma Redescoberta Criativa

Sob o tema “Redescoberta Criativa – Alicerce Presente”, o IT Forum@Home reunirá grandes pensadores da atualidade para refletir os desafios vivenciados na pandemia e como eles podem orientar transformações e redescobertas no presente, seja na cultura e liderança corporativa, como no modelo de negócios e na responsabilidade dos mesmos.

José (Joe) Santos, professor afiliado para Global Management no INSEAD (Instituto Europeu de Administração de Empresas) e professor catedrático convidado na Universidade Católica Portuguesa; e Miguel Setas, presidente do conselho administrativo da EDP global, e eleito três vezes pela Forbes como um dos melhores CEOs do Brasil, abrem a programação do evento no dia 21.

Marcelo Gleiser, físico e astrônomo brasileiro e o primeiro latino-americano a vencer o Prêmio Templeton; e Guilherme Pereira, Diretor de Inovação & Conteúdo e Diretor do MBA da FIAP, também participam do evento em uma debate sob o tema “Alicerce Presente: Ciência e Inovação”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.