Atento investe em soluções de comércio colaborativo e padroniza processo de compras

Author Photo
6:11 pm - 17 de outubro de 2016
Atento investe em soluções de comércio colaborativo e padroniza processo de compras

Terceira maior empresa do mundo de soluções de relacionamento com o cliente, a Atento elegeu as soluções de comércio colaborativo da SAP Ariba para consolidar seu modelo de compras, padronizando operações em todos os países.

No cenário anterior, até 2013, a operação de compras da empresa era independente em cada um dos 13 países em que atua, explica Daniel Halac, diretor global de Compras da Atento. Para melhorar a efetividade de compras e capturar oportunidades de negociações globais, a organização optou por criar uma estrutura centralizada.

A estruturação da nova área Corporativa de Compras da empresa teve início em 2014. “Transformamos uma operação de compras, não estratégica e reativa, em uma área estratégica, proativa e especialista. Ou seja, implementamos gestão de categorias para nossas principais linhas de gasto”, afirma o executivo.

A adoção da solução da SAP, revela Halac, garantiu a incorporação de políticas e processos predefinidos pela área de Compras e rápida implementação em todos os 14 países. Segundo ele, a simplicidade da ferramenta permite que o processo de capacitação global seja rápido e eficaz.

Em sete meses, a Atento implementou o Ariba Sourcing em 11 países, que passaram a trabalhar de forma padronizada, centralizando o relacionamento e negociação com seus fornecedores.  Entre os benefícios percebidos estão lançamento de mais de 1,8 mil processos de cotação (RFPs) via ferramenta e mais de 45 leilões eletrônicos. “Não tínhamos ferramentas que garantissem, como agora, agilidade e transparência no processo de compras”, diz.  

Uma das grandes vantagens das soluções implementadas, afirma Halac, é poder gerir os indicadores de compras de forma centralizada. Ele conta que, hoje, é possível acompanhar relatórios on-line sobre a evolução da operação de compras nos países, economia das negociações, nível de serviço da área e produtividade de toda a estrutura.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.