Até 2020, metade das aplicações em PaaS será focada em internet das coisas

Author Photo
12:34 pm - 09 de março de 2016
Até 2020
A crescente adoção da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) está ajudando a alavancar o uso de plataforma como serviço (PaaS). De acordo com o Gartner, até 2020, pelo menos metade de todas as aplicações desenvolvidas para PaaS serão focadas em IoT.

Na visão de Benoit Lheureux, vice-presidente de pesquisa do Gartner, novas aplicações de IoT com foco em negócios irá levar à transformação de práticas de design de aplicações que focam em decisões contextuais em tempo real, análise de eventos, fluxo de trabalho leve e amplo acesso a dados em escala web.
Ainda de acordo com a consultoria, até 2018, mais de 70% das organizações de TI que planejavam uma plataforma como serviço privada irão implantar um serviço de contêiners, o qual oferece a assinantes acesso à infraestrutura que hospeda, orquestra, programa, escala e garante a confiabilidade desses contêiners.
“Para equipes técnicas avançadas, um serviço de contêiner pode ser melhor do que uma estrutura PaaS para fornecer o equilíbrio desejado entre produtividade do desenvolvedor, amplitude da arquitetura de aplicação viável, controle de operação de TI, bem como a complexidade da implementação”, afirma Lydia Leong, vice-presidente e analista do Gartner. “Um serviço de contêiner também é uma alternativa relativamente barata ao PaaS.”
Também até 2018, mais de 80% das organizações que implantaram ou montaram estruturas PaaS autogeridas não irão alcançar a experiência em cloud esperada. Isso porque, de acordo com Yefim V. Natis, vice-presidente e Gartner Fellow, “o sucesso de uma nuvem privada (incluindo PaaS) requer o reconhecimento das mudanças essenciais de cultura e organizacional das empresas de TI, bem como mudanças em tecnologias”. 
A falta desse entendimento, ainda de acordo com a especialista, leva a interrupção de investimentos em PaaS no momento da implantação da tecnologia, o que pode resultar também em resultados decepcionantes.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.