Até 2020, 94% das empresas terão solução em cloud no Brasil

Author Photo
5:33 pm - 14 de março de 2017

A busca por aumento do retorno do investimento (ROI, na sigla em inglês), melhoria dos níveis de segurança e dos níveis de entrega de serviços tem feito empresas apostarem cada vez mais na nuvem. Estudo da Cisco, em parceria com a GlobalData, comprova a movimentação. De acordo com o levantamento, até 2020, 94% das empresas no Brasil terão soluções na nuvem.

“Cloud aparece como uma das principais ferramentas citadas pelos CIOs para mitigar e solucionar desafios”, sintetiza Marcelo Kawanami, gerente de pesquisa da GlobalData. Nessa esteira, ele destacou que os ganhos com relação à eficiência operacional ao adotar cloud computing variam de 45% a 87%, alavancados principalmente pelo tempo de provisionamento de serviços. É por isso que vem crescendo sua procura. “Em 2016, 67% das empresas no Brasil aumentaram seus investimentos na nuvem em mais de 5%”, completou.

Para os que estão apostando na nuvem, Kawanami apontou que, no Brasil, segurança, retorno financeiro, disponibilidade, performance e marca e reputação são os principais motivadores.

As expectativas para esse mercado são grandes, revelou. Na América Latina, cloud foi responsável por movimentar quase US$ 1 bilhão em 2016, sendo a modalidade infraestrutura como serviço (IaaS, na sigla em inglês) destaque nesse contexto, com os investimentos para IaaS chegando a US$ 2,5 bilhões em 2021.

Papel do CIO
Com a evolução da nuvem, o papel do CIO também avança. Marcelo Moreira, Senior Systems Engineer Manager de Cloud & Managed Services para a Cisco América Latina, avalia que o líder da TI tem de se reposicionar nesse novo contexto procurando aportar as necessidades da empresa e buscar alinhamento com a nuvem. “A nuvem vem como ferramental para permitir que o CIO e a TI exerçam o papel de broker, entendendo a necessidade de negócios e buscando a melhor solução”, comentou.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.