Ataques de ransomware crescem 116% em smartphones Android, diz Avast

Levantamento da Avast revelou aumento desde o terceiro trimestre de 2017

Author Photo
10:02 am - 17 de maio de 2018
ransomware ransomware

Ataques do tipo ransomware se tornaram uma das maiores ameaças à segurança das pessoas e empresas, causando perda de dados e resultando em pagamentos de resgates. Embora a maioria desses ataques ainda aconteça em PCs (como foco no Windows), um outro alvo bastante popular são os celulares Android. De acordo com a Avast, o ransomware no Android teve um aumento de 72% no terceiro trimestre de 2017 e um crescimento ainda maior de 116% no quarto trimestre, em ataques de grandes proporções.

O ransomware é um malware que bloqueia o acesso aos dados do usuário no dispositivo e obriga o dono do aparelho a pagar um resgate — quase sempre em criptomoedas. Ou o ransomware bloqueia arquivos no dispositivo para que não possam ser abertos; ou o ransomware de bloqueio trava o aparelho inteiro para que não seja mais acessado. Os, hackers exigem pagamentos em Bitcoin para o desbloqueio de dados ou celulares.

Como ransom infecta celulares Android

No ataque aos smartphones com Android — o que deixa os iPhones de fora — os criminosos usam golpes de phishing e táticas de engenharia social.

Frequentemente, o ransomware vem disfarçado como um aplicativo que parece ser seguro apenas para convencer o usuário a fazer o download e, então, obter as permissões do dispositivo para bloqueá-lo. Outra maneira de ser exposto ao ransomware é através de links de phishing enviados por e-mail, mensagem de texto ou aplicativo de mensagens, ou ainda por meio de solicitações falsas para atualizações de software ou adicionar plugins.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.