As habilidades técnicas mais desejadas na TI para 2020

Conseguir o trabalho perfeito na TI não é fácil, mas certas habilidades podem facilitar o caminho

Author Photo
8:00 am - 06 de dezembro de 2019

Conseguir o trabalho perfeito na TI não é fácil, mas ter as competências técnicas certas pode ajudar, principalmente se as suas habilidades estiverem em alta demanda. A Indeed analisou as habilidades em tecnologia mais procuradas, levando em consideração as que mais apareceram nas vagas de emprego entre 2014 e 2019. Os resultados representam o que impulsionou o mercado de trabalho tecnológico em 2019 e quais habilidades serão buscadas em 2020.

Leia mais na IT Trends

“Quando as pessoas procuram novos empregos, geralmente usam termos de pesquisa que descrevem as habilidades de ponta associadas aos cargos que desejam”, diz Daniel Culbertson, economista da Indeed. “Do lado do empregador, o talento tecnológico altamente especializado que possui essas habilidades está em grande demanda.”

Para o relatório, a Indeed utilizou mais de 500 termos de habilidades técnicas para consultar as descrições de cargos publicados no Indeed.com entre setembro de 2014 e setembro de 2019.

A pesquisa revela que Python, habilidades em ciência de dados e linguagens de programação especializadas são o ingresso de um profissional de TI para o sucesso em 2020.

Confira as principais competências e como a demanda por cada uma delas cresceu (ou diminuiu) nos últimos anos.

1. SQL

Participação em 2019: 21,9%

Participação em 2014: 23,6%

Variação percentual: -7% SQL

(Structured Query Language), é uma linguagem de programação específica de domínio usada para localizar e recuperar dados mantidos em sistemas de gerenciamento de banco de dados relacional. Originalmente desenvolvido na IBM por Donald Chamberlin e Raymond Boyce na década de 1970 para gerenciar dados armazenados no System R, hoje, o SQL é usado para gerenciar dados em uma variedade de sistemas, como o MySQL da Oracle ou o SQL Server da Microsoft.

2. Java

Participação em 2019: 20,8%

Participação em 2014: 19,7%

Variação percentual: + 6%

Java é uma linguagem de código aberto introduzida em 1995 e que continua sendo uma das principais linguagens de programação na atualidade. A linguagem foi desenvolvida pela Sun Microsystems e posteriormente adquirida pela Oracle.

Atualmente, os desenvolvedores usam Java para criar aplicativos móveis e Web, jogos e software. É utilizado por empresas como Twitter, Netflix e muito mais.

3. Python

Participação em 2019: 18,0%

Participação em 2014: 8,1%

Variação percentual: + 123%

Python é uma linguagem de código aberto útil em análise de dados e aplicativos de IA. Sua popularidade aumentou na indústria de tecnologia nos últimos anos por conta do aumento da ciência de dados e do aprendizado de máquina. É também uma linguagem de entrada no mundo da programação e possui uma grande comunidade de desenvolvedores.

4. Linux

Participação em 2019: 14,9%

Participação em 2014: 14,9%

Variação percentual: 0%

Linux é uma família de sistemas operacionais de código aberto baseados no kernel Linux, que serve como o núcleo do sistema operacional de um computador. O kernel do Linux foi lançado pela primeira vez por Linus Torvalds em 1991 e explodiu em popularidade desde então, alimentando o sistema operacional móvel Android e o Chrome OS.

Os desenvolvedores podem usar, baixar ou modificar o Linux de acordo com as suas próprias especificações, o que contribui para a sua popularidade e uso generalizado.

5. JavaScript

Participação em 2019: 14,5%

Participação em 2014: 12,4%

Variação percentual: + 17%

O JavaScript foi introduzido em 1995, no mesmo ano que o Java. Apesar das semelhanças no nome, eles são linguagens completamente diferentes. Enquanto o Java forma o back-end de muitos aplicativos e bancos de dados corporativos, o JavaScript é usado no front-end dos aplicativos para ajudar a tornar os sites interativos. É uma das principais linguagens usadas ​​para criar páginas na web e pode até ser usado para a criação de jogos. Sua flexibilidade o tornou uma das linguagens de programação mais populares da atualidade.

6. Amazon Web Services (AWS)

Participação em 2019: 14,2%

Participação em 2014: 2,7%

Variação percentual: + 418%

A Amazon Web Services (AWS), divisão de nuvem da Amazon, foi lançada em 2006. Hoje, a AWS é líder de mercado em cloud computing e oferece uma gama de serviços, incluindo ferramentas de computação, armazenamento, análise e desenvolvimento. Seus serviços mais populares permitem que os clientes usem a nuvem da Amazon para armazenamento de dados e adicionem ou complementem o poder da computação.

7. C++

Participação em 2019: 10,7%

Participação em 2014: 10,6%

Variação percentual: + 1%

A linguagem de programação C++ se baseia no C, que foi desenvolvido como uma linguagem de alto nível de uso geral para escrever o sistema operacional UNIX. Bjarne Stroustrup criou o C++ em 1979, enquanto trabalhava em sua tese de doutorado, como uma maneira de adicionar recursos ao C. Apesar de sua idade, o C++ permanece altamente valorizado como a principal linguagem em muitos sistemas operacionais, navegadores e jogos.

8. C

Participação em 2019: 10,3%

Participação em 2014: 9,3%

Variação percentual: + 11%

Outra robusta linguagem é o C, desenvolvido para escrever o sistema operacional UNIX no Bell Labs, na Califórnia, no final dos anos 1960 e início dos anos 1970. Continuou sendo uma das linguagens mais usadas de todos os tempos, e os profissionais versados ​​em C terão grande demanda de trabalho no próximo ano, de acordo com a Indeed.

9. C#

Participação em 2019: 9,3%

Participação em 2014: 8,3%

Variação percentual: + 11%

O C# foi desenvolvido por uma equipe da Microsoft liderada por Anders Hejlsberg. É conhecido por desenhar elementos de C e Java, e é uma habilidade desejável por conta da sua flexibilidade. O C# pode ser usado em aplicativos móveis, jogos e softwares corporativos, tornando-o adequado para uma ampla variedade de aplicações.

10. .NET Participação em 2019: 8,4%

Participação em 2014: 9,9%

Variação percentual: -15%

O .NET da Microsoft é uma estrutura de software destinada a ser usada pela maioria dos aplicativos criados para a plataforma Windows. Foi lançado em 2002 e hoje suporta mais de 60 linguagens de programação. O .NET é utilizado para desenvolver sites, aplicativos, jogos e muito mais. Apesar de uma demanda cada vez menor, a solução continua sendo uma habilidade importante em TI e pode ajudá-lo a conquistar um novo cargo no próximo ano.

Outras competências fora das 10 principais que estão crescendo rapidamente incluem habilidades Scrum (8%, 64% a mais que em 2014), git (7,8%, 148% a mais), aprendizado de máquina (7%, 439%), Azure (6,9%, 1.107%) e Docker (5.1%, 4.162%).

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.