As 12 habilidades de TI mais valorizadas atualmente

Da análise de risco ao deep learning, essas 12 habilidades de TI estão ganhando destaque em 2021, de acordo com dados da Foote Partners

Author Photo
11:08 am - 27 de setembro de 2021

À medida que os empregos de TI ficam cada vez mais complexos, há mais ambiguidade em torno de como os cargos são definidos por qualquer empresa e como os empregadores podem compensar os candidatos na mesma função, porém com diversos conjuntos de habilidades.

Para manter o controle sobre essas recompensas que se acrescentam ao salário, a Foote Partners, por meio do seu relatório trimestral “IT Skills and Certification Pay Index”, tem rastreado dados de pagamento sobre habilidades de TI desde 1999 para ver quais habilidades e certificações dão o maior impulso em um determinado momento.

Apesar de os dados refletirem empregadores dos setores público e privado em cidades dos Estados Unidos e Canadá, a valorização das mesmas habilidades em TI têm ecoado mundialmente. Segundo a Foote Partners, em média, o valor de mercado de 621 habilidades de tecnologia não certificadas aumentou apenas ligeiramente no segundo trimestre de 2021, com um prêmio salarial médio equivalente a pouco menos de 10% do salário-base relatado para uma única habilidade não certificada. Enquanto isso, mais de 500 certificações de TI diminuíram em valor de mercado, levando à maior lacuna entre as competências de TI certificadas e não certificadas desde meados de 2000, de acordo com a Foote Partners.

Vários fatores impactam as flutuações nas recompensas salariais para habilidades de TI não certificadas, incluindo novas tecnologias, condições econômicas, fusões e aquisições, empregos e condições econômicas, ciclos orçamentários e mudanças no recrutamento e contratação, de acordo com a Foote Partners.

Ao examinar os dados, é importante observar que um declínio no valor nem sempre é uma coisa ruim; às vezes, pode significar que o “mercado de oferta de talentos para essa habilidade está acompanhando a demanda – não necessariamente que a demanda esteja começando a diminuir”, diz a Foote Partners. Alternativamente, se uma habilidade está em alta demanda, mas a oferta não aumenta para corresponder à mesma taxa de crescimento, você normalmente verá um aumento nos prêmios salariais para essas habilidades específicas.

Aqui estão 12 habilidades de TI não certificadas que estão pagando os maiores prêmios em 2021.

Análise de risco e avaliação

O valor de mercado da análise de risco e habilidades de avaliação cresceu pouco menos de 12% nos seis meses anteriores a julho. A tecnologia avança rapidamente, o que significa que as decisões de TI também precisam ser executadas com a mesma rapidez. Mas as empresas não devem perder de vista os riscos e ameaças potenciais apenas para fazer um projeto decolar. A análise de risco e as habilidades de avaliação são importantes para empresas que buscam proteger seus serviços e sistemas e para identificar riscos potenciais futuros que precisam ser mitigados, especialmente em setores como finanças, bancos, tecnologia e governo. Embora alguns setores possam ter um foco mais forte na avaliação de risco, ela é uma habilidade vital e exigida em todos os setores, porque quase todos os negócios operam digitalmente de alguma forma.

DevSecOps

O aumento do valor de mercado para habilidades DevSecOps cresceu 5,6% nos últimos seis meses até julho. DevOps é a combinação de processos de desenvolvimento e operações de software para garantir que sua empresa possa fornecer aplicativos e serviços de qualidade, envolvendo ambas as equipes em todos os estágios do ciclo de vida de desenvolvimento. O DevSecOps dá um passo adiante ao incorporar a segurança de TI ao ciclo de vida de desenvolvimento, argumentando que a segurança deve ser considerada desde as primeiras etapas de qualquer processo. Conforme os ciclos de vida de desenvolvimento se movem mais rápido – levando semanas ou meses em vez de anos – a segurança se tornou uma etapa inicial integral para obter produtos e serviços seguros no mercado rapidamente.

Contratos inteligentes

O valor de mercado para habilidades de contrato inteligente cresceu 5,6% nos últimos seis meses até julho. Um contrato inteligente é um acordo ou transação digital autoexecutável entre duas pessoas na forma de um programa de computador ou código. Contratos inteligentes geralmente são executados em blockchain, tornando os contratos imutáveis e transparentes, sem a necessidade de um ponto central de contato. À medida que mais trabalho é feito remotamente e as empresas precisam de maneiras seguras de assinar e enviar acordos contratuais, as habilidades para contratos inteligentes são cada vez mais importantes para as empresas.

Apache Pig

O valor de mercado das habilidades do Apache Pig cresceu 20% nos últimos seis meses até julho. Apache Pig é uma plataforma de alto nível usada para construir programas em execução no Apache Hadoop, usando a linguagem de programação Pig Latin. Os programas executados no Pig podem ser altamente paralelizados, permitindo-lhes lidar com grandes conjuntos de dados. O Pig Latin foi projetado para ser uma maneira mais simples de construir aplicativos MapReduce em 1/16 do tempo de desenvolvimento.

Blockchain

Blockchain tem sido um tema quente nos últimos anos – é atraente para as empresas porque pode oferecer melhor transparência e segurança em relação a pagamentos, transações e comunicação. Ele também ganhou popularidade devido ao seu uso com criptomoedas, como o Bitcoin. Profissionais de TI que entendem de blockchain são um trunfo para qualquer empresa moderna que esteja interessada em alavancar a tecnologia. Como Foote Partners aponta: “Entender como Blockchain se integra com IoT, inteligência artificial, machine learning, robótica e outras tecnologias é uma vantagem agora para arquitetos, mas será um requisito no futuro, conforme essas outras tecnologias amadurecem e as taxas de adoção aumentam”.

É uma habilidade procurada para funções como engenheiro de software, desenvolvedor de software, programador de software, cientista pesquisador, analista de rede e arquiteto de software.

Oracle Exadata Database Machine

O valor de mercado das habilidades do Oracle Exadata cresceu pouco mais de 12% nos seis meses anteriores a julho. O Oracle Exadata Database Machine é uma plataforma de computação combinada de software e hardware otimizada para executar cargas de trabalho de banco de dados Oracle. Ele permite cargas de trabalho mistas, compartilhando recursos do sistema entre as cargas de trabalho e permitindo a priorização da alocação de recursos. O Exadata executa cargas de trabalho de banco de dados, como OLTP, data warehousing, in-memory analytics e muito mais.

É uma habilidade popular para administradores de banco de dados, engenheiros de banco de dados, arquitetos corporativos, gerentes de TI e engenheiros de software, desenvolvedores e programadores.

Deep learning

O valor das habilidades de deep learning cresceu pouco menos de 6% no valor de mercado nos seis meses anteriores a julho. O deep learning é um subconjunto do machine learning, que é uma rede neural que consiste em três ou mais camadas. Deep learning é uma técnica que foi criada para imitar o cérebro humano para encontrar padrões e dados para criar previsões precisas e é uma maneira de ensinar os computadores a “aprender pelo exemplo” ao construir redes neurais artificiais. Você encontrará tecnologia de deep learning em aplicativos e serviços de inteligência artificial para automatizar tarefas analíticas e físicas, como assistência por voz, dispositivos habilitados para voz e carros autônomos.

As habilidades de deep learning são essenciais para cargos como cientista de dados, engenheiro de machine learning, engenheiro de software e cientistas de pesquisa ou visão computacional.

Engenharia de confiabilidade de sites

O valor de mercado para habilidades de engenharia de confiabilidade de site (SRE) cresceu pouco menos de 6% nos seis meses anteriores a julho. SRE é a prática de automatizar a operação de TI e os processos de desenvolvimento de software para garantir melhor padronização e eficiência, criando sistemas de software altamente escaláveis e confiáveis. SRE é um conjunto de princípios e práticas projetado para tratar problemas operacionais, de infraestrutura e de segurança na organização. É uma prática semelhante ao DevOps; O SRE foi originado no Google em 2003 por Ben Treynor Sloss, que criou uma equipe de confiabilidade de site quando ingressou na empresa. O conceito mais tarde se espalhou para o resto da indústria, com grandes empresas da web criando suas próprias equipes de SRE.

Big data analytics

O valor de mercado das habilidades de big data analytics cresceu mais de 21% nos seis meses anteriores a julho. O big data só se tornou mais importante com o passar dos anos, à medida que mais empresas passaram a depender dos dados para tomar decisões de negócios e melhorar produtos e serviços. Obviamente, não importa quantos dados as empresas coletem, não vale a pena sem alguém para entender o que isso significa. O big data analytics ajuda as empresas a observar os dados que coletam para encontrar tendências, identificar problemas ou questões e obter uma imagem mais clara de como a empresa está atingindo seus objetivos gerais.

Cloud Foundry

O valor de mercado das habilidades do Cloud Foundry cresceu mais de 13% nos seis meses anteriores a julho. Cloud Foundry é uma plataforma de aplicativo como serviço (PaaS) multicloud de código aberto. Sua arquitetura baseada em contêiner pode executar aplicativos em qualquer idioma em uma variedade de provedores de nuvem. Ele oferece suporte à entrega contínua por meio do ciclo de vida de desenvolvimento de aplicativos e oferece aos desenvolvedores a flexibilidade de usar a linguagem de programação e o serviço de nuvem mais adequados à carga de trabalho do aplicativo.

As habilidades de Cloud Foundry são comumente procuradas para funções como engenheiro de software, desenvolvedor de software, arquiteto de software, analista de programação e engenheiro de rede.

E-discovery

O valor de mercado das habilidades de e-discovery cresceu mais de 13% nos seis meses anteriores a julho. A e-discovery é uma área de tecnologia relativamente nova que abrange o processo de recuperação de dados a serem usados em processos judiciais civis ou criminais, invasão por ordem judicial ou sancionada pelo governo para encontrar evidências. É uma área complicada porque toca em questões legais, constitucionais, políticas, de segurança e privacidade pessoal. Ele também é usado em computação forense e ciberforense para encontrar dados e evidências sobre o conteúdo de um disco rígido.

A e-discovery ainda é uma habilidade relativamente especializada e é mais procurada em funções que procuram especificamente por um profissional de descoberta eletrônica.

Splunk

O valor de mercado das habilidades do Splunk cresceu mais de 13% nos seis meses anteriores a julho. Splunk é uma plataforma de software normalmente usada para monitorar, pesquisar, analisar e visualizar dados gerados por máquina em tempo real. Com o Splunk, os usuários podem capturar, indexar e correlacionar dados em tempo real usando contêineres pesquisáveis. O software também criará gráficos, painéis, alertas e outras visualizações para ajudar a ilustrar melhor os diagnósticos e descobrir soluções para vários problemas na organização.

As habilidades do Splunk são comumente buscadas em funções como engenheiro de software, administrador de sistemas, analista de segurança cibernética, desenvolvedor de software e engenheiro de DevOps.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.