Aruba anuncia a primeira solução Wi-Fi 6E de nível corporativo do mercado

Novos APs entregam a performance e a baixa latência necessárias para casos de uso críticos, como AR/VR, IoT e vídeos de alta definição

Author Photo
3:00 pm - 27 de maio de 2021
Adobe Stock

A Aruba, empresa da Hewlett Packard Enterprise, anunciou o primeiro conjunto de soluções Wi-Fi 6E (estendido) de nível corporativo do mercado, a Série 630 de access points (APs), começando com o AP-635. Mais recente inovação em tecnologia Wi-Fi, o Wi-Fi 6E refere-se a dispositivos que operam na banda de 6 GHz, aprovada em fevereiro de 2021 pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O aumento do uso de dispositivos conectados faz com que as redes sem fio fiquem sobrecarregadas, limitando o desempenho das aplicações. Isso frustra todos os usuários da rede ao impactar negativamente a experiência do usuário, reduz a produtividade, coloca as iniciativas digitais em risco e sufoca a inovação.

“Com a demanda por conectividade crescendo exponencialmente, o Wi-Fi 6E se beneficia de até sete canais superlargos de 160 MHz e largura de banda não congestionada na banda de 6 GHz para fornecer conectividade multi-gigabit e de baixa latência sem precedentes”, disse Kevin Robinson, vice-presidente sênior de Marketing da Wi-Fi Alliance. “O Wi-Fi 6E estimulará inovações aprimoradas e novos serviços”, complementa.

A abertura da banda de 6 GHz mais do que duplica a quantidade de espectro de RF disponível para uso do Wi-Fi, permitindo ondas derádio menos congestionadas, canais mais amplos e conexões de alta velocidade e possibilitando uma variedade de inovações em todos os setores da economia. Desde que foi inaugurada pela Federal Communications Commission (FCC), em abril de 2020, para uso não licenciado nos Estados Unidos – e em outros 39 países -, abriram a banda não licenciada de 6 GHz para o Wi-Fi 6E, de acordo com a Wi-Fi Alliance.

Com mais de 350 milhões de dispositivos entrando no mercado em 2022 com suporte ao 6 GHz, o Wi-Fi 6E terá uma adoção rápida nos próximos dois anos, segundo a 650 Group, empresa de pesquisa de inteligência de mercado. A empresa de consultoria espera um crescimento de unidades de mais de 200% de APs empresariais Wi-Fi 6E em 2022.

Novas ofertas

As novas soluções Aruba Wi-Fi 6E fazem parte do Aruba ESP (Edge Services Platform), a primeira plataforma nativa em nuvem com IA do setor, projetada para unificar, automatizar e proteger a borda. A base do Aruba ESP é construída em AIOps, segurança de rede Zero Trust e infraestrutura unificada da sede à filial para fornecer uma plataforma tudo-em-um automatizada.

De acordo com a empresa, com as novas ofertas de Wi-Fi 6E da Aruba, as organizações podem tirar proveito da capacidade aumentada, canais mais amplos em 6 GHz e interferência de sinal significativamente reduzida com throughput agregado máximo de 3,9 Gbps para oferecer suporte a grande largura de banda, serviços de baixa latência e aplicações como vídeo de alta definição, comunicações unificadas de última geração, realidade aumentada/realidade virtual (AR/VR), IoT e nuvem.

Além disso, com uma nova capacidade de filtragem ultra tri-band, que minimiza a interferência entre as bandas de 5 GHz e 6 GHz, as organizações podem realmente maximizar o uso do novo espectro.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.