Arquiteto: um papel vital para o sucesso na nuvem

À medida que as estratégias de nuvem se tornam cada vez mais vitais e complexas, os arquitetos de nuvem podem ajudar as organizações a evitar riscos e garantir uma migração bem-sucedida e econômica

Author Photo
5:02 pm - 19 de junho de 2018
nuvem1186.jpg

Um relatório recente da RightScale revelou que 81% das empresas têm uma estratégia multinuvem e 38% das empresas consideram a nuvem pública sua principal prioridade em 2018 – contra 29% em 2017. O relatório também descobriu que os empregos de arquiteto de nuvem cresceram no ano passado, com 61% se identificando como um arquiteto de nuvem em 2018, em comparação com 56% em 2017.

Arquitetos de nuvem são responsáveis ​​por gerenciar a arquitetura de computação em nuvem em uma organização, especialmente à medida que as tecnologias de nuvem se tornam cada vez mais complexas. 

A arquitetura de computação em nuvem engloba as plataformas front-end, servidores, armazenamento, entrega e redes necessárias para gerenciar o armazenamento em nuvem.

“A adoção da computação em nuvem é multidimensional e deve ser executada como um programa de vários anos, não um projeto de duração fixa. Como resultado, a complexidade da adoção da nuvem exige que pelo menos um líder arquitetônico responsável conduza a organização pela transformação que a computação em nuvem garante. Essa é a tarefa de uma função que muitas organizações de TI agora consideram obrigatória – o arquiteto de nuvem ”, de acordo com o relatório “Analisando o papel e as habilidades do arquiteto de nuvem”, do analista do Gartner, Kyle Hilgendorf.

Para lidar com as complexidades da adoção da nuvem, a maioria das organizações deseja contratar um arquiteto de nuvem – se já não o fez. Esses profissionais de TI podem ajudar a navegar pela adoção de toda a organização na nuvem, ajudando a evitar riscos e garantir uma transição tranquila.

As responsabilidades do arquiteto de nuvem?

De acordo com o Gartner, as três principais responsabilidades de alto nível de um arquiteto de nuvem são:

–  Mudança cultural líder para a adoção da nuvem

– Desenvolvendo e coordenando a arquitetura da nuvem

– Desenvolvendo uma estratégia em nuvem e coordenando o processo de adaptação

Enquanto essas são as responsabilidades de alto nível, as responsabilidades diárias de um arquiteto de nuvem, de acordo com o Gartner, incluem:

– Encontrar talentos com as habilidades necessárias

– Avaliar aplicativos, software e hardware

– Criar uma “equipe de agente de nuvem”

– Estabelecer práticas recomendadas para a nuvem em toda a empresa

– Selecionar provedores de nuvem e examinando serviços de terceiros

– Supervisionar a governança e mitigar o risco

– Trabalhar em estreita colaboração com a segurança de TI para monitorar a privacidade e desenvolver procedimentos de resposta a incidentes

– Gerenciar orçamentos e estimando custos

– Operar em escala 

cloud

Habilidades de arquiteto de nuvem

 Os arquitetos de nuvem são responsáveis ​​pela comunicação com os fornecedores para negociar contratos de terceiros para hardware, software e outras tecnologias de nuvem. É um campo em constante evolução, e o trabalho exige alguém que possa ficar por dentro das últimas tendências e tecnologias.

“O arquiteto de nuvem deve ter uma variedade de habilidades técnicas e não-técnicas, mas acima de tudo, o arquiteto de nuvem deve ser um grande colaborador para capacitar e se conectar com uma variedade de outras funções de arquitetura em sua organização”, diz Kyle Hilgendorf, analista da Gartner.

Embora as habilidades de comunicação e a capacidade de permanecer ágil sejam cruciais para um arquiteto de nuvem, há muitas outras habilidades técnicas e soft necessárias para o trabalho. Segundo o Gartner, estes incluem:

– Arquitetura de aplicativos

– Automação e Orquestração

– Governança

– I & O (entrada e saída)

– Arquitetura de integração

– ITSM / ITOM

– Terceirização e hospedagem externa

– Segurança

– Comunicação e colaboração

– Experiência vertical

– Delegação

– Finanças e experiência jurídica

– Compras e gerenciamento de fornecedores

– Liderança do programa

– Liderança de pensamento e agência de mudança

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.