Armazenamento em flash: o que está por vir

A tecnologia estará cada vez mais ligada à automatização e eficiência das empresas; finanças e varejo são algumas das áreas envolvidas

Author Photo
11:30 am - 05 de abril de 2018
armazenamento em flash armazenamento em flash

Com a transformação digital e o crescimento de tecnologias como inteligência artificial, big data e cloud, lidar com um grande volume de informações e fazer uma análise eficiente dos dados são determinantes para o sucesso da companhia. Nesse cenário, ganha força o armazenamento em flash, que estará cada mais ligado à automatização e eficiência dos negócios. “As empresas estão focando na melhoria da experiência do cliente e isso exige aplicações mais robustas e inteligentes”, ressalta Paulo Godoy, country manager da Pure Storage para o Brasil. Segundo ele, para que a tomada de decisão seja feita de forma automática, os dados precisam estar armazenados em uma plataforma rápida e eficiente.

Veja, a seguir, como a tecnologia ajudará algumas áreas e as tendências para os próximos anos:

Agronegócio

Graças ao armazenamento em flash e a sensores de monitoramento, os profissionais do mercado de agricultura conseguirão monitorar o solo, entender as condições atuais, acompanhar a colheita e gerar correções automáticas. Além disso, baseado nas informações armazenadas, os produtores poderão tomar decisões mais precisas para as plantações.

Finanças

O aumento do número de transações faz com que as instituições financeiras precisem se estruturar de maneira certeira. Assim, o armazenamento em flash ganhará cada vez mais espaço na área, permitindo que as organizações lidem melhor com o grande volume de dados, acelerem as aplicações e melhorem o desempenho.

Varejo

A boa ou má experiência dos clientes depende, principalmente, da qualidade do atendimento e dos serviços prestados. O rápido acesso aos dados poderá se refletir, por exemplo, no tempo gasto para processar lotes de notas fiscais ou na análise das informações de uma pesquisa de satisfação.

Cidades inteligentes

A tecnologia também auxiliará nas construções, monitoramento e tomada de decisões nas cidades. “Se for preciso ampliar uma rua por conta do trânsito intenso, por exemplo, o flash permitirá o acesso a um volume muito maior de informações sobre tráfego de carros e pessoas, e em menos tempo. Assim, as mudanças poderão ser feitas mais rapidamente”, ressalta Godoy.

Imagem: depositphotos

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.