Armazém Paraíba terceiriza infraestrutura de TI de 30 lojas no Brasil

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11:37 am - 20 de julho de 2015
Armazém Paraíba terceiriza infraestrutura de TI de 30 lojas no Brasil
Armazém Paraíba, rede de lojas de departamentos do Grupo Claudino, um dos maiores da região Nordeste, investe sempre me melhorias para garantir a melhor experiência de compra aos clientes. Em 2011, esse objetivo ganhou reforço com um projeto de padronização de arquitetura e ambientação, que transmite um novo conceito de loja, baseado no ponto de venda do futuro, que destaca sinalização, interatividade e comunicação.
 
Um dos pilares do processo de transformação da rede é a infraestrutura de TI. E para garantir o funcionamento adequado dos negócios, sem que houvesse interrupções em razão de problemas tecnológicos. Para evitar problemas e assegurar qualidade no atendimento aos clientes, o Armazém Paraíba decidiu terceirizar os servidores com a Microcity de 30 unidades, em seis estados. Utilizados em missões críticas, como banco de dados, emissão de notas fiscais e pagamentos, aplicações usadas pela frente de loja e caixas, os servidores são fundamentais para manter o negócio funcionando. 

Com mais de 20% do projeto concluído, a expectativa é de que todos os 60 servidores sejam entregues até setembro desse ano, levando em conta a adequação e a instalação em cada unidade nos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins, Pernambuco, Bahia e Ceará.  

Segundo Heber Alves Salgado, gerente de TI do Armazém Paraíba, com a terceirização foi possível eliminar a preocupação com paradas imprevistas, problemas técnicos, falta de ativos para reposição e troca dos equipamentos que apresentassem defeitos.

Salgado relata que a partir do projeto a equipe de TI passou a concentrar-se no core business. Antes, de acordo com ele, era preciso deslocar a TI em caso de problemas para as cidades nas quais a empresa atua. Esse processo poderia consumir dias. Como a Microcity tem equipes locais nos lugares que o Armazém Paraíba atua, o deslocamento e o atendimento são mais rápidos. “Ganhamos em relação ao tempo de manutenção e suporte dos equipamentos, que ficou muito mais ágil e eficiente ao contar com uma especialista no assunto”, afirma o executivo.

Visibilidade
Até o momento, o gerente de TI afirma que também já foram observadas melhorias na gestão dos processos operacionais. Segundo ele, agora, é possível visualizar tudo o que acontece nas lojas. Problemas pontuais, como falhas de rede, demora de sistemas, e causas de cada parada, são facilmente identificados e corrigidos. 
 
Outro ganho registrado foi a capacidade de redundância que o Armazém Paraíba obteve nas lojas contempladas, pois cada uma conta com dois servidores, e quando um apresenta algum defeito o outro assume o lugar imediatamente fazendo com que as operações não sejam prejudicadas.  

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