Archo Medical capta R$ 5,7 milhões para concluir dispositivo cardiovascular
Objetivo é melhorar tratamento de doenças vasculares. Com aporte, quer terminar primeiro implante para aneurisma da aorta
A startup do setor de saúde (healthtech) especialista em medicina vascular Archo Medical anunciou essa semana que concluiu uma rodada de investimento de R$ 5,7 milhões. O aporte deve servir para terminar o desenvolvimento de um dispositivo pensado para o tratamento do aneurisma da aorta, condição que atinge a artéria e pode ser fatal.
A empresa diz que está em fase de testes pré-clínicos em andamento, com protótipos funcionais em fase de testes em laboratório. A expectativa da startup é realizar o primeiro implante humano na região das artérias ilíacas no terceiro trimestre de 2025, bem como lançar a tecnologia no mercado até o fim do ano.
Além dele, a empresa tem outro produto em desenvolvimento para o segmento do arco aórtico, cujo objetivo é funcionar como plataforma de conectores endovasculares universais, atendendo “diferentes tipos de casos e complexidades nas doenças da aorta”. O CEO da Archo Medical, Henrique Luckmann, diz que o investimento mostra o nível de maturidade do negócio.
Leia também: Meta muda política de moderação: liberdade de expressão ou discurso de ódio?
“O que estamos fazendo é disruptivo em todos os aspectos, não só em produtos, mas também em processos, inclusive no que se refere à fase regulatória com a Anvisa, que está bem avançada”, garante o executivo.
Segundo o CEO, os procedimentos endovasculares atuais foram criados há mais de duas décadas. E o dispositivo busca eliminar complicações frequentes em técnicas com stents paralelos, como goteiras e vazamentos, além de possibilitar a conexão com vasos alvos em diferentes situações anatômicas.
“Isso é possível graças a um design proprietário (…)construído a partir de uma estrutura acoplada à um stent autoexpansível (…)”, explica. “Nossos produtos são projetados para serem compatíveis e otimizar as principais endopróteses já existentes no mercado.”
Após aprovação da Anvisa, a healthtech prevê o início das vendas no Brasil e planeja expansão posterior na América Latina.
A Archo Medical foi fundada em 2018, em Santa Catarina, pelo médico cirurgião vascular Pierre Galvagni Silveira e pelo engenheiro mecânico Andrea Piga Carboni. Atualmente possui uma holding no exterior e uma Limited Liability Company (LLC) em Delaware, nos Estados Unidos. A sede se mantém em Florianópolis.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!