Apple transfere produção do Mac Pro dos EUA para China

Segundo a Reuters, computador deixará de ser fabricado em Austin, no Texas, para ser fabricado pela Quanta Computer, perto de Xangai

Author Photo
2:58 pm - 02 de julho de 2019

A Apple mudou recentemente para a China a fabricação do novo Mac Pro, que desde 2013 era produzido na cidade de Austin, nos Estados Unidos. A partir de agora, no entanto, a sua montagem será feita pela Quanta Computer, próxima de Xangai. As informações são da Reuters.

A decisão da gigante de Cupertino não chamaria tanta atenção se não estivesse ocorrendo em um momento de guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. Recentemente, Donald Trump anunciou planos de aumentar tarifas de importação de produtos chineses em até 25%, o que afetaria praticamente todos os produtos da Apple. Em resposta, a China decidiu elevar as taxas de milhares de produtos norte-americanos, também em 25%.

Para evitar os impostos, Trump pressionou a Apple e diversas outras companhias a fabricar seus produtos nos Estados Unidos. Na tentativa de contornar a situação, já que transferir a fabricação poderia comprometer a relação com a China, a empresa iniciou uma avaliação de mudança de endereço de 15% a 30% de sua capacidade de produção para o sudeste asiático.

A China é um mercado importante para a Apple, tanto em vendas quanto na produção de seus dispositivos. No último trimestre, os chineses foram responsáveis por quase 18% de sua receita total. Não se sabe, porém, os números de vendas de Mac Pro, já que a máquina faz parte da linha Mac de produtos, que representou menos de 10% do faturamento da companhia em 2018.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.