Apple e Google lançam tecnologia para prevenir contágio de coronavírus

Tecnologia, anunciada em maio, rastreia contato entre usuários e avisa, de forma anônima, potencial contágio

Author Photo
3:30 pm - 21 de maio de 2020
apple e google apple e google

Em abril, a Apple e a Google anunciaram parceria para desenvolver uma tecnologia capaz alertar pessoas caso elas entrem em contato com alguém infectado pelo novo coronavírus. Nesta semana, durante lançamento da solução, as empresas afirmaram que autoridades de 23 países estão em busca de acesso à tecnologia.

Nos próximos dias, governos de todo o mundo poderão lançar aplicativos que registrem proximidade de, pelo menos, cinco minutos. Caso um usuário mostre sintomas de COVID-19, poderá alertar anonimamente pessoas com quem teve proximidade nos últimos dias. O objetivo é aumentar o isolamento de pessoas potencialmente contaminadas e reduzir a propagação do vírus.

“Privacidade, transparência e consentimento são de extrema importância nesse esforço e esperamos desenvolver essa funcionalidade em consulta com as partes interessadas”, disseram Apple e Google em comunicado de lançamento da parceria, afirmando que nenhum dado de localização GPS ou informações pessoais ficariam armazenados pelas empresas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.