Apple compra Beats e acende rumores sobre lançamento de wearables

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5:57 pm - 29 de maio de 2014
Apple compra Beats e acende rumores sobre lançamento de wearables

A World Wide Developers Conference, conferência anual de desenvolvedores da Apple, será realizada pela companhia no dia 02 de junho, em São Francisco, e deve trazer anúncios inesperados como a revelação dos produtos “que mudam o jogo” da empresa. Pelo menos é isso que os fornecedores de soluções esperam. Além disso, os parceiros da Apple acreditam que a aquisição da fabricante de headsets Beats Electronics por US$ 3 bilhões, anunciada na quarta-feira (28), é um sinal de que um dispositivo vestível da marca pode estar a caminho.

Os parceiros também afirmaram esperar o anuncio do iOS 8 durante o show, antes que ele seja liberado durante o terceiro trimestre, possibilitando que os desenvolvedores de software tenham tempo para se preparar para ele.

Uma das funções mais aguardadas pelos parceiros da Apple é o áudio em alta definição para todos os dispositivos iOS. VARs afirmaram que os consumidores irão ficar surpresos em como a qualidade do som irá melhorar quando eles estiverem ouvindo as suas playlists, mas a função será mesmo um blockbuster para o mercado corporativo quando ela vier para videoconferências.

 “Alta-definição no áudio de um iPad seria uma mudança no jogo”, definiu Ira Grossman, CTO de usuário final e computação móvel no MCPc, um parceiro da Apple especializado em soluções móveis com o Anyplace Workspace. “Nós temos um grupo de pessoas no MCPc com o Cisco Jabber como seu principal telefone de escritório. Um áudio de alta-definição iria melhorar sua funcionalidade, assim como poderia ser usado mais facilmente como um poderoso alto-falante”.

O desenvolvimento de uma aplicação em torno de um áudio de alta-definição viria logo após ele ser anunciado na próxima semana, e os parceiros estão ansiosos para ver o que os desenvolvedores irão trazer.

“Sempre é um desafio encontrar um dispositivo funcional e que não seja caro para fazer videoconferências”, afirmou Douglas Grosfield, presidente e CEO da Cambridge, fornecedora da solução Xylotek Solutions. “Se a Apple puder aparecer com uma aplicação de uso que seja possível tirar proveito de um áudio em alta-definição e com capacidade de vídeo com a quantidade certa de algoritmos criptografados, tendo uma aplicação que pudesse comprimir esses dados e fazê-los seguros, seria uma coisa interessante de se ver”.

Fones conectados

Poderiam os consumidores estar ouvindo suas playlists musicais no iTunes em alta-qualidade em seus fones de ouvido Apple/Beats Eletronics ainda este ano?

Após rumores das negociações entre as empresas, que foram divulgados na imprensa norte-americana nas últimas três semanas, a Apple confirmou a aquisição da Beats Eletronics por US$ 3 bilhões. Agora, a expectativa é que haja um anuncio do que a Apple planeja fazer com a marca durante a WWDC.

Como a CRN havia noticiado anteriormente, parceiros acreditam que o propósito da aquisição aponta para uma incorporação do serviço de música por streaming Beats Music ao iTunes, rejuvenescendo o popular aplicativo musical da Apple. Entretanto, acima de tudo, a companhia mira nos canais de distribuição já estabelecidos que a Beats oferece para que a Apple venda os dispositivos vestíveis que ainda não foram divulgados.

“Não se trata dos fones de ouvido”, argumentou Raul de Arriz, gerente de vendas governamentais na Small Dog Electronics e um dos maiores especialistas em Apple no país. “A Apple está melhorando seus times constantemente para o que eles fazem. Eles estão melhorando a distribuição para os wearables, estão adicionando o serviço de música por streaming, e eles estão adicionando uma série de produtos em hardware que eles não costumam fazer, que são populares e topos de linha, então eu acho que é bom para os dois lados”.

Visão dos parceiros

Os parceiros acreditam que a aquisição da Beats Eletronics unicamente pela Apple é um sinal de que um wearable da companhia pode estar por vir. Apesar de a companhia tradicionalmente anunciar apenas softwares no evento, De Arriz “não ficaria surpreso se a Apple anunciasse o iWatch no WWDC”.

Ainda de acordo com De Arriz, o smartwatch da Apple poderia estar concluído e pronto para ser anunciado na WWDC antes de seu lançamento, não apenas para construir um interesse no produto, mas também para dar tempo aos desenvolvedores de app se prepararem.

Especulações x histórico

Esta não seria a primeira vez que a Apple anuncia um dispositivo móvel em uma data tão distante do lançamento. O primeiro iPhone foi anunciado em janeiro de 2007, quase seis meses antes da sua divulgação, em 29 de junho do mesmo ano.

 “Uma das coisas interessantes sobre o relógio é que ele não tem um mercado estabelecido ainda e, de qualquer forma, não existe competição porque os outros smartwatches não estão vendendo. Na verdade, realmente não importa quando começarão os embarques dos iWatches. O que interessa é quando eles irão anunciar, porque a partir do anúncio as pessoas vão começar a se planejar. Eu penso que, no mínimo, nós iremos ver um anuncio de tecnologias back-end para wearables”, teorizou De Arriz.

O smartwatch, caso seja anunciado, será o primeiro produto de uma nova linha de hardwares desde a morte do fundador e CEO da Apple, Steve Jobs, em 2011.

Software

Grosfield acredita que, com a possibilidade do anuncio de um wearable se aproximando, a Apple irá anunciar um software para ele durante a WWDC.

 “Iria ser surpreendente se nós não víssemos mudanças em aplicativos para o segmento no mercado de tecnologias wearable. Nós todos ouvimos rumores sobre o smartwatch da Apple, então o Apple Maps seria mais amigável ao usuário e mais …”, analisou Grosfield.

A divulgação do aplicativo Maps da Apple com o iOS 6, em 2012, deixou muita gente com um pé atrás com a companhia devido aos bugs e imprecisões do produto. O CEO da Apple, Tim Cook, foi forçado a pedir que consumidores usassem os produtos do seu concorrente, o Google Maps.

Parceiros esperam que a Apple tenha corrigido mais um pacote de seus erros nesta segunda-feira e libere uma nova versão do Apple Maps que seja precisa, amigável ao usuário e capaz de competir com o Google Maps.

Saúde e Multi-tarefas

Junto com o Apple Maps, os parceiros acreditam que aplicativos voltados para saúde e fitness também podem ser anunciados, sendo as funções primárias em wearables. O aplicativo iria poder medir os batimentos cardíacos, a quantidade de calorias queimadas, atividades e muito mais. Os rumores de um aplicativo de saúde deram mais embasamento à teoria de que a Apple estaria se preparando para anunciar um dispositivo wearable, seja ele uma band ou um smartwatch.

Fora das aplicações, os parceiros estão ansiosos sobre as melhorias nas funções e interface de usuários do iOS 8. Uma das funções tops é o iPad se tornar multitarefas e um aplicativo de compartilhamento de telas.

 “Eu espero ver implementações que sejam mais elegantes, mais amigáveis ao usuário e que preservem coisas como a vida da bateria e a experiência do usuário. Algumas das multitarefas no Android e no Windows dependem que os aplicativos sejam refeitos para suportar a função. Eu espero que a Apple permita a todas as aplicações suportarem multitarefas”, comentou Grossman.

Parceiros afirmam que existe uma pressão na Apple para aparecer com uma função de compartilhamento de telas multitarefa simplesmente porque seus concorrentes já possuem essa capacidade. É por isso que os parceiros suspeitam que Cook irá disponibilizar está função pelo menos nos iPads em 2 de junho. Entretanto, eles também esperam que a Apple tenha suas diferenças para apresentar por estar ‘atrasada para a festa’.

 “Está vai ser uma função muito atrativa para a Apple incluir. Ela terá a habilidade de mostrar suas duas coisas na tela, e permitir o compartilhamento de meta dados para mover uma coisa para a outra, do mesmo jeito que ocorre em um desktop. Não é apenas ver duas coisas e dizer ‘olha, aqui está meu e-mail e aqui está o filme’. É a habilidade de pegar este filme e inseri-lo neste e-mail”, exemplificou De Arriz.

Impressão Digital

Ainda segundo parceiros, é provável que a Apple direcione seus esforços em expandir a carteira digital no iOS 8 por meio de avanços no software de reconhecimento thumbprint e iBeacon. Ambos irão precisar de diversos fornecedores majoritários para assinar com eles visando liberar o projeto.


 “Nós realmente esperamos um software de reconhecimento de digitais para ser implementado em toda a linha de iPhones e Ipads. Eu penso que no iOS 8 nós iremos ver a expansão dele sendo apenas capaz de usar seu thumbprint para logar no seu telefone e autorizar compras no iTunes, para ser um verificador em compras com fornecedores externos através da sua carteira digital”, relatou De Arriz.

Fornecedores afirmaram que vislumbram uma API se tornando disponível para que os canais possam usar o reconhecimento por thumbprint. Eles veem a Apple dando o passo seguinte para substituir as carteiras de couro pela carteira digital, verificando compras com um canal online, com apenas um toque do seu thumb.

 “A Apple possuía aquela tecnologia há um ano, mas ainda não havia tornado ela disponível para outras pessoas. Eu penso que iremos ver isso acontecer no iOS 8, que lá estará um API para outras pessoas usarem a verificação por meio de um thumbprint. Isso será muito interessante para compras, mesmo que seja só para verificação de segurança”, detalhou De Arriz.

iBeacon


Parceiros acreditam que a Apple irá querer usar o iBeacon para expandir a carteira digital, permitindo aos usuários pagar as coisas nas lojas com seus próprios telefones utilizando Bluetooth. A funão iBeacon já existe no iOS 7 , onde dispositivos enviam notificações push entre eles quando estão em um raio de alcance. O processo de melhoria desta função iria torna-la mais segura e compatível com outros fornecedores.

Com todas as novidades citadas acima, os parceiros da Apple não esperam ver um outro hardware ser anunciado na WWDC, mas talvez algumas outras surpresas. A Apple irá transmitir o evento ao vivo via streaming no dia 2 de junho, às 10 da manhã, através de seu website.

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