Apple aprimora treinamento corporativo para atender à demanda crescente

Apple redesenhou completamente seu treinamento profissional e certificações para suporte e gerenciamento de TI

Author Photo
3:57 pm - 24 de maio de 2022
Apple Tim Cook

A Apple reformulou o treinamento e as certificações profissionais que oferece para suporte e gerenciamento de TI em um esforço para desenvolver as habilidades que um número crescente de empresas precisa agora.

Não consegue o pessoal certo? Por que não treiná-los?

Sabemos que cada vez mais empresas estão implantando Macs, iPhones e iPads, o que está criando um novo desafio: a demanda por suporte técnico e funcionários qualificados da Apple também está crescendo. (A demanda por Macs está crescendo mesmo com a queda da indústria de PCs.)

Para ajudar a colocar isso em perspectiva, espera-se que a demanda por pessoal qualificado nessas áreas cresça mais rápido do que a média para todas as ocupações em 2030, de acordo com o Bureau of Labor Statistics dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, pesquisas mostram muito investimento em transformação digital e escolha de funcionários, o que implica que o crescimento da Apple está se acelerando, algo que vem acontecendo há anos.

“Mais pessoas do que nunca estão usando Mac, iPad e iPhone para fazer seu melhor trabalho, e a demanda por profissionais de TI certificados pela Apple nunca foi tão grande”, disse Susan Prescott, Vice-Presidente de Marketing Empresarial e Educacional da Apple, em comunicado.

“A Apple Professional Training ajuda qualquer pessoa interessada em tecnologia – seja mudando de carreira ou aprimorando seu conjunto de habilidades – a buscar empregos de TI bem remunerados com certificações que se destacarão para potenciais empregadores. Acreditamos profundamente na inclusão da tecnologia, por isso os novos cursos são individualizados e estão disponíveis gratuitamente, e estamos trabalhando para garantir que a capacidade de pagamento não seja uma barreira para obter a certificação da Apple”.

“Há muito o que gostar nos novos cursos de treinamento profissional da Apple, que oferecem aos usuários uma base sólida nos conceitos e na teoria sobre o suporte e a implantação de produtos da Apple”, disse Tom Bridge, Copresidente da Mac Admins Foundation.

A Mac Admins Foundation vem de uma rede de dezenas de milhares de profissionais de suporte para Mac, e o tamanho desse grupo continua a crescer. “Este é um marco importante para a comunidade Mac Admins – que cresceu 48% desde 2019”, disse Bridge.

Quais são os novos cursos de formação?

Os cursos recém-atualizados da Apple – Apple Device Support e Apple Deployment and Management – foram completamente redesenhados e movidos para um formato on-line. Eles também são sequenciais e se baseiam em habilidades e conceitos à medida que o usuário progride.

Ao término de cada curso, novos exames de certificação foram introduzidos. Os cursos são gratuitos, enquanto os exames necessários para obter a certificação da Apple custam US$ 149. A certificação pode ser exibida em currículos, perfis on-line e quadros de empregos.

A mudança ocorre em meio a um rápido crescimento em todo o setor. Por exemplo, a Jamf, empresa de gerenciamento de dispositivos e segurança focada na Apple, informou que sua comunidade de profissionais de TI da Apple cresceu mais de 150% desde 2017 para mais de 100.000 membros. Isso significa que há uma necessidade premente de experiência da Apple em TI em todos os níveis de negócios, mesmo entre empresas maiores.

Ford agora oferece Macs para funcionários

Esse é certamente o caso da Ford, cujo Chief Enterprise Technology Officer, Mike Amend, disse em um comunicado: “Transformar a Ford e entregar grande valor aos nossos clientes está sendo impulsionado pela tecnologia – inclusive permitindo que nosso pessoal faça seu melhor trabalho com as melhores ferramentas enquanto criamos a fábrica digital do futuro.

“Como parte desse processo, estamos lançando o Mac como uma opção para nossos funcionários”, disse Amend. “As novas certificações de treinamento profissional da Apple nos ajudarão a atrair pessoas de TI altamente talentosas e garantir que elas sejam bem-sucedidas na execução do nosso plano de crescimento Ford+”.

A Ford não está sozinha. IBM, SAP e muitos outros grandes nomes agora possuem o kit Apple em suas frotas, e a extensão desse alcance parece estar se expandindo rapidamente. “Não acredito que você possa ser um fornecedor confiável de software empresarial se não fizer parte do ecossistema da Apple hoje”, disse Jeetu Patel, Gerente Geral e Vice-Presidente Executivo de Segurança e Colaboração da Cisco, no ano passado.

O que é o curso de suporte a dispositivos Apple?

O curso Apple Device Support consiste em uma série de artigos e exercícios orientados destinados a desenvolver o tipo de habilidades necessárias para executar um help desk ou coordenar serviços em frotas de hardware e dispositivos Apple. O curso de 14 horas abrange as ferramentas, serviços e práticas recomendadas usadas por um profissional de suporte técnico, coordenador técnico ou provedor de serviços.

O exame fornece uma certificação Apple Certified Support Professional.

O que é o curso de implantação e gerenciamento da Apple?

O segundo nível de treinamento da série de TI, o curso de implantação e gerenciamento da Apple, aborda como configurar, gerenciar e proteger produtos da Apple usando ferramentas de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM).

O curso de 13 horas explicará como desenvolver uma estratégia de implantação usando o Apple Business Manager e o Apple School Manager e, em seguida, configurar dispositivos com uma solução de MDM. Depois que uma pessoa conclui o exame, ela obtém a certificação Apple Certified IT Professional.

Construção de diversidade e oportunidades também

A Apple também está trabalhando para criar diversidade e oportunidades neste setor com esses dois cursos, trabalhando com faculdades e universidades comunitárias para oferecer cursos preparatórios no campus para o selo Apple Certified IT Professional. A empresa fornecerá bolsas de estudo para cobrir o custo dos exames para os alunos participantes em suas instituições parceiras da Community Education Initiative (CEI).

Andrea Swanson concluiu o curso de treinamento da Apple depois de obter seu diploma de associado no Austin Community College (uma faculdade CEI) em administração de redes com especialidade em segurança cibernética.

“Consultar pequenas empresas e gerenciar dispositivos da Apple foi perfeito para minha situação, oferecendo flexibilidade e apelando à minha natureza para ajudar”, diz Swanson, que foi recentemente contratado como consultor de TI em tempo integral e trabalha remotamente em Austin.

A Apple também está trabalhando com a Mac Admins Foundation para ampliar o acesso a esses exames. Está apoiando a Fundação para que ela possa oferecer vales de exames para candidatos com necessidades financeiras. Para obter mais detalhes e se inscrever, visite macadmins.org.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.