App Trânsito+gentil da Porto Seguro revoluciona educação ao volante

Seguradora simplifica, com o digital, forma de educar motoristas, promove a segurança e assim vence na categoria Seguradoras e Serviços Financeiros

Author Photo
9:19 pm - 17 de outubro de 2018

De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, divulgado em setembro de 2018, incluindo todas as cidades do Brasil, foram registradas 37.345 mortes de trânsito em 2016. Muitos deles são fruto de imprudência do motorista e da falta de uma educação efetiva da sua conduta ao volante. Várias medidas têm sido tomadas para minimizar o quadro. Nesse cenário, a Porto Seguro tem contribuído para somar esforços à causa por meio da criação do aplicativo Trânsito+gentil.

Ele foi lançado em setembro de 2018, fruto de um programa criado há alguns anos, de mesmo nome, com o objetivo de promover um trânsito melhor, na certeza de que para ser atingido precisa que cada motorista faça a sua parte. O aplicativo Trânsito+gentil veio fortalecer e auxiliar na dirigibilidade e incentivar o usuário a ser um motorista mais consciente. E quanto mais adequada e assertiva for a sua conduta, mais benefícios obtém.

“Essa iniciativa incentiva a gentileza no trânsito das grandes cidades, estimulando as pessoas a adotarem atitudes positivas de convivência no trânsito. Por meio do app, o usuário mostra seu desempenho no trânsito e, como recompensa, recebe desconto no seguro e ganhar prêmios. E pode ser baixado gratuitamente no Google Play (Android), ou na Apple Store (Iphone)”, diz Marcos Sirelli, diretor de TI da Porto Seguro.

O app Trânsito+gentil substituiu a tecnologia baseada em rastreadores e revolucionou a forma de educar os motoristas, por meio do digital, em smartphones, gerando simplicidade e flexibilidade de uso. E pode ser utilizado tanto por clientes e não clientes da Porto Seguro. A inovação, que contribui para um trânsito mais seguro e abre um leque de oportunidades de negócio, tornou a Porto Seguro vencedora do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI, promovido pela IT Mídia, na categoria Seguradoras e Serviços Financeiros.

Lição de casa

“A Porto fez sua lição de casa, um trabalho de benchmark no mercado internacional, visitando a Progressive (EUA), Discovery (África do Sul) para conhecer seus programas de telemetria para seguro de automóvel. Além disso, em razão do movimento de carros autônomos, conectados e mudança de comportamento do consumidor, repensamos nosso modelo de negócio a longo prazo para o seguro de automóvel”, diz Sirelli.

O projeto contou com o envolvimento das áreas de Produto Auto, Marketing, Digital e TI. Para a execução, foi aplicada a metodologia ágil. A porto Seguro desenhou a estratégia para o app incluindo objetivos como ampliar as ações por um trânsito mais gentil, engajando e estimulando seus usuários de forma lúdica (gamificação/medalhas/prêmios) a se tornarem ou continuarem sendo bons motoristas.

Foto Porto SeguroNa prática

Você instala o aplicativo, faz o cadastro e começa a participar de um jogo que te auxilia a dirigir com mais segurança. Além de aprender se divertindo, acumula moedas (pontos) e quanto mais moedas, melhor a posição no ranking. Ao final do mês, os 10 melhores são premiados.

O app monitora o comportamento dos motoristas, fornece dicas de digiribilidade e bonifica os melhores condutores (clientes e não clientes). Logo ao baixar o app, o usuário ganha 3% de desconto na contratação ou renovação do seu Porto Seguro Auto e para o público jovem, pode dar descontos de acordo com sua classificação de direção. E se não tiver pontos na habilitação, em algumas regiões do País, o desconto pode chegar a 10%.

Quanto melhor a nota do usuário, mais moedas ele ganha. Todos os meses, os dez primeiros do ranking serão premiados e o valor dos prêmios varia entre R$ 200 a R$ 4 mil. O resgate acontece por meio um site exclusivo. O ganhador pode escolher entre itens de eletrônicos e telefonia, tecnologia e computadores, moda e beleza e até viagens.

“É muito interessante o engajamento que o app proporciona. Ele permite a criação de grupos para troca de informações e competições com clientes e não clientes da Porto. De maneira bem natural, para ganharem benefícios, todos acabam se adequando às boas práticas de trânsito”, destaca Sirelli.

Outra possibilidade atraente do app é que ainda que o usuário não esteja ao volante, e sim em um táxi ou mesmo em um ônibus, ele pode entrar na classificação de não motorista e contar com o monitoramento da mesma forma.

Na avaliação do executivo, o app ajudou a suprir o desejo da Porto de ampliar o relacionamento com o público de clientes e outros motoristas fazendo parte da vida das pessoas. “Superamos a nossa expectativa de downloads prevista para o ano em apenas dois meses após o lançamento, totalizando 200 mil. A inciativa teve grande adesão também dos nossos corretores, e está nos ajudando a impulsionar as vendas.”

De olho no futuro

Fundada em 1945, e reconhecida como uma das maiores seguradoras do País, a Porto Seguro possui mais de 14 mil funcionários, mais de 16 mil prestadores, mais de 37 mil corretores, mais de 20 milhões de clientes em todo o Brasil.

Em 2017, o lucro líquido da companhia foi de R$ 1,1 bilhão e para manter a boa colocação no ranking, segundo Sirelli, a Porto pretende prosseguir na toada da inovação, usando o digital como peça-chave para criar produtos diferenciados e em linha com as expectativas do novo consumidor.

O próximo passo, portanto, revela Sirelli, é transformar o app Trânsito+gentil em uma plataforma para que por meio dela, de maneira, simples e rápida clientes e não clientes possam contratar as diferentes modalidades de seguro oferecidas pela empresa.

Finalistas da categoria Seguradoras e Serviços Financeiros

1º Porto Seguro – Marcos Sirelli, diretor de TI
2º SulAmérica – Cristiano Barbieri, CIO
3º Rodobens – Marcos Adam, CIO

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.