Após parceria com o Cubo, TIM convoca startups interessadas em 5G

Inscrições para participar do TIM Hub 5G no Cubo Itaú vão até 11 de novembro. Startups deverão apresentar soluções 5G para o agronegócio

Author Photo
6:24 pm - 04 de novembro de 2022
Espaço do Hub 5G da TIM no Cubo Itaú. Foto: Divulgação

A operadora TIM anunciou nessa sexta (4) uma convocatória para para startups que desejem integrar o TIM Hub 5G, iniciativa anunciada pela empresa em setembro em parceria com o Cubo Itaú. Empresas interessadas deverão apresentar soluções que utilizem conectividade de nova geração e sejam voltadas ao agronegócio brasileiro.

A proposta da operadora é oferecer apoio técnico, em parceria com um ecossistema de fornecedores, e identificar oportunidades de soluções que tratem, principalmente, de processamento de dados em tempo real, mecanismos para mitigação de erros na cadeia de produção do agronegócio, e visibilidade das etapas do ciclo produtivo. As inscrições estão abertas para as startups associadas ao Cubo até 11 de novembro no site do Cubo Itaú.

A seleção de projetos acontecerá durante o mês de novembro. Em dezembro, serão feitos os primeiros testes e MVPs, e a avaliação de resultados acontecerá em janeiro de 2023.

Leia também: Startups brasileiras captaram US$ 376,4 mi em outubro, aponta Distrito

Em comunicado, Marcos Vassali, diretor de desenvolvimento de negócios e inovação da TIM,  diz a proposta é “integrar diferentes áreas de negócio na TIM para chegar à melhor avaliação de projeto”. E que a iniciativa faz parte do plano da operadora móvel de se tornar “referência não só para a implementação da tecnologia 5G no País, como também para startups ávidas por crescer em um mercado com grande potencial”.

O Hub TIM 5G tem como objetivo dar suporte a projetos de startups e criação de novas aplicações. Conta com integração com os demais hubs do Cubo Itaú e tem por objetivo favorecer o desenvolvimento de soluções para a tecnologia, como computação em nuvem, redes privadas, bandas milimétricas, computação de borda (Edge Computing) e APIs.

Não é a primeira iniciativa da TIM voltada à inovação no agronegócio. A operadora lançou em novembro de 2021 uma parceria com a AgTech Garage, hub de inovação sediado em Piracicaba (SP), e recebeu 45 projetos – tendo um deles sido selecionado para realizar testes no Centro de Pesquisa da TIM. A empresa oferecia uma solução de controle de irrigação inteligente.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.