Após incidente com nomes de restaurantes, iFood diz não ter sofrido vazamento de dados

Na noite da terça-feira (02), aplicativo teve uma série de nomes de estabelecimentos substituídos por mensagens de cunho político

Author Photo
10:50 am - 03 de novembro de 2021
celular com o aplicativo iFood Adobe Stock

Por meio de nota divulgada em suas redes sociais, o iFood afirmou não ter encontrado “qualquer indício” de vazamento de dados pessoais cadastrados ou dados de cartão de crédito após o incidente sofrido nesta terça-feira (02).

Na noite de ontem, o aplicativo causou espanto em usuários ao ter o nome de uma série de restaurantes trocados por mensagens de cunho político. Entre as mensagens que substituiram os nomes de estabelecimentos estiveram ataques ao ex-presidente Lula (PT), mensagens contra vacinas (“Vacina Mata”) e mensagens pró-Bolsonaro. O episódio foi compartilhado por usuários do app em redes sociais através de screenshots.

O iFood confirmou o incidente. Segundo a plataforma, cerca de 6% dos estabelecimentos em seu aplicativo foram atingidos. O serviço ressaltou, no entanto, não ter sido alvo de um ciberataque. “O incidente foi causado por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento que tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma, e que o fez de forma indevida”, afirmou a companhia.

Ainda segundo o iFood, o acesso da prestadora de serviço à plataforma foi “imediatamente interrompido” após o incidente. Os nomes dos restaurantes também foram restabelecidos.

A companhia reforçou que não há sinais de que o episódio tenha comprometido informações passoais de clientes ou entregadores cadastrados. O mesmo vale para informações de meios de pagamento cadastrados no aplicativo. Segundo o iFood, essas informações ficam gravadas apenas nos dispositivos dos próprios usuários e não foram vazadas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.