Após 4 dias de queda, Americanas retoma acesso a e-commerces

Sites e aplicativos começaram a ser restabelecidos. Empresa não informou que tipo de ataque sofreu, mas assegura que dados não foram roubados

Author Photo
2:44 pm - 23 de fevereiro de 2022
americanas, site Foto: Shutterstock

Os principais sites e aplicativos de e-commerce da Americanas S.A. – incluindo Submarino, Americanas.com.br e Shoptime – começaram a ter seu acesso restabelecido nessa quarta-feira (23) após quase quatro dias enfrentando problemas. A empresa foi alvo de um ataque hacker no sábado (19), e o acesso dos consumidores aos portais de compras foi interrompido “proativamente”.

Em comunicado enviado na manhã de quarta-feira à imprensa, a Americanas S.A. informou que está “restabelecendo gradualmente e com segurança” os ambientes de e-commerce suspensos “em razão de incidente de segurança do qual foi vítima entre os dias 19 e 20 de fevereiro”. Segundo a empresa, não há evidência de comprometimento das bases de dados.

O comunicado também diz que a empresa continua mobilizando equipes de segurança e que a retomada de todos os serviços será “integral no mais curto espaço de tempo”. A empresa não forneceu, no entanto, nenhum cronograma com relação a que serviços serão restabelecidos primeiro, nem informou o tipo de ataque de que foi alvo.

Histórico do ataque

Submarino e Americanas.com.br saíram do ar no sábado (19), e depois novamente na noite de domingo (20), enquanto o Shoptime ficou indisponível na manhã de segunda-feira (21). Os três portais exibem mensagens de alerta aos consumidores informando que, “por questões de segurança”, o acesso estava suspenso.

Segundo a Americanas, as lojas físicas da rede não foram afetadas e funcionaram normalmente. Nas redes sociais, no entanto, a empresa admitiu a possiblidade de haver atrasos na entrega dos pedidos feitos pelos e-commerces antes do incidente.

Miguel Gutierrez, diretor de relações com investidores da empresa, disse em fato relevante enviado à CVM que “não há evidência de comprometimento das bases de dados”. Isso não impediu o Procon-SP de notificar a Americanas na segunda, pedindo explicações sobre os problemas nos sites e o tipo de ataque sofrido, entre outros pontos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.