Aplicação da realidade virtual na experiência de compra está mais próxima do que se imagina

Author Photo
8:53 am - 14 de agosto de 2017
Realidade virtual Realidade virtual

O uso da realidade virtual não é algo distante dos brasileiros e tem um grande potencial de transformar os principais setores da economia.  São diversas as oportunidades que a tecnologia oferece para potencializar os negócios de diferentes segmentos da indústria e facilitar o cotidiano das pessoas. No setor de pagamentos, essa experiência já está sendo introduzida e já é aguardada pelos consumidores no Brasil. Segundo pesquisa da Worldpay, 73% dos 2.004 consumidores brasileiros entrevistados têm interesse em fazer compras usando a realidade virtual – um índice significativamente maior que outros países pesquisados como Alemanha (59%) e até mesmo o Japão (57%).

A experiência de compra do futuro por meio da realidade aumentada pode tornar o processo mais seguro, por meio da digitação da senha em um ambiente totalmente privado, e até mais personalizada, por exemplo, com experimentação virtual de roupas e acessórios. O ambiente virtual, no caso, pode ser criado a partir do uso de óculos que transporta o consumidor tanto para uma experiência imaginária, ou real com imagens, sons, e outras sensações que tenham sido criadas para replicar a vivência do mundo real.

Com o lançamento de mais e mais produtos integrados com a realidade virtual, a tecnologia está se tornando mais acessível e ganhando a atenção dos consumidores no país. Para se ter uma dimensão disso, ainda segundo a pesquisa, 85% dos entrevistados consideram adquirir um produto com a tecnologia de realidade virtual e 84% gostariam de ver lojas físicas usando o recurso. Além disso, a segurança do meio de pagamento virtual é uma preocupação para quase metade (43%) dos brasileiros pesquisados.

A aplicação dessa nova experiência de compra pelo varejo pode ser um fator para estimular ainda mais a adoção da realidade virtual entre os consumidores. Muitas grandes marcas do setor, além da indústria automobilística e do turismo já fizeram importantes campanhas utilizando a realidade virtual. As experiências, por mais que sejam para mercados específicos, já são um grande passo para tornar o público familiarizado com a tecnologia. Isso porque o potencial é enorme, porém a tecnologia ainda precisa ser mais disseminada e popularizada.

Conforme a utilização da realidade virtual, maiores serão as oportunidades de desenvolvimento da tecnologia, que poderá envolver ainda outros sentidos, como o tato e o toque, para tornar a experiência mais real e sensorial. Se atualmente, a realidade virtual oferece uma série de oportunidades para desenvolvimento de negócios e engajamento de marcas, no futuro, será possível criar um ambiente de simulação em escalas maiores possibilitando aos consumidores sentirem como um tecido cai no corpo ou apreciarem o aroma de um prato que acabou de sair do forno.

Por isso, quanto mais consumidores tiverem a oportunidade de experimentar essa tecnologia e considerar o ambiente virtual para fazer compras (sem terem que sair desse espaço para inserir as informações do cartão de crédito), maiores serão as oportunidades para as empresas garantirem negócios realizados por meio de um processo de pagamento simples e seguro. É importante ainda que os lojistas sejam conscientizados sobre esses benefícios e como a experiência virtual irá permitir a compra de produtos e serviços gerando um possível aumento de vendas. O primeiro que cumprir essa lição de casa vai ser o que sairá na frente e aproveitar todas essas vantagens.

*Juan D’Antiochia é gerente-geral da Worldpay para a América Latina

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.