Apenas 22% dos usuários da Microsoft utilizam autenticação multifator

Empresa lança pesquisa para falar sobre a importância de proteger identidade

Author Photo
4:10 pm - 03 de fevereiro de 2022
identidade multifator identidade multifator

A Microsoft acaba de lançar a primeira edição do Cyber Signals, um resumo de inteligência de ameaças cibernéticas. No documento, a empresa descompactou o tema da identidade. Identidades são feitas de tudo o que dizemos e fazemos em nossas vidas, registrados como dados que se estendem por um mar de aplicativos e serviços. Embora isso ofereça grande utilidade, se não houver uma boa higiene de segurança, essas identidades estão em risco. E no último ano, a identidade se tornou o campo de batalha para a segurança.

Embora as ameaças tenham aumentado rapidamente nos últimos dois anos, houve baixa adoção de uma autenticação de identidade forte, como autenticação multifator e soluções sem senha. A pesquisa mostra que, entre os setores, apenas 22% dos usuários implementaram a Solução de Identidade em Nuvem da Microsoft, o Azure Active Directory, a partir de dezembro de 2021.

Em 2021, a Microsoft bloqueou mais de 25,6 bilhões de ataques de autenticação de força bruta AAD e interceptou 35,7 bilhões de e-mails de phishing com o Microsoft Defender for Office 365.

O estudo revelou, também, que apesar de muitos acreditarem que há grande número de novas ameaças de ransomware, superando as capacidades dos defensores, a análise da Microsoft mostra que isso está incorreto. Há também uma percepção de que certos grupos de ransomware são uma única entidade monolítica, o que também é incorreto. O que existe é uma economia cibercriminosa em que diferentes atores em cadeias de ataque comoditizadas fazem escolhas deliberadas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.