Mais lidas
1

Inovação

Potencial B2B do 5G também passa pelas mãos de consumidores, avaliam operadoras

2

Negócios

78% das crianças e dos adolescentes que têm internet acessam redes sociais no Brasil

3

Liderança

Nuvemshop: crescimento no Brasil baliza estratégia para toda América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Antevendo mudança de rumos do mercado, Dell eleva receitas

Diego Puerta, líder da empresa do Brasil, é um dos Executivos de TI de 2022 por antecipar mudança de cenário antes da pandemia

Marcelo Gimenes Vieira
09:04 am - 20 de abril de 2022
Foto: Divulgação

Consolidar e modernizar a operação e conquistar novos negócios em áreas de crescimento comprovado, aumentando resultados e participação em mercados-chave, mas sem abrir mão de um bom ambiente de trabalho. Esse é um resumo dos objetivos do projeto Transformação das rotas de mercado: time e estratégia imparáveis, que transformou Diego Puerta, Líder da Dell Technologies no Brasil, em um dos Executivos de TI do Ano de 2022.

Puerta, que assumiu a posição em novembro de 2020 – e que está na Dell desde 1999 – foi premiado na categoria Aumento de receita: CEO, Presidente, Sócio ou equivalente. Segundo ele, em entrevista ao IT Forum, o resultado se deve a “um projeto bem ambicioso, enxergando oportunidades a partir de uma leitura correta” do mercado.

O projeto começou em 2020, pouco antes da pandemia, mas forneceu bases para um ano desafiador por conta do COVID-19. Naquele momento, com a eclosão da pandemia, o foco foi garantir a segurança de funcionários e suportar demandas urgentes dos clientes. Mas passado o primeiro “susto”, a estratégia pensada pouco antes deu frutos.

Leia também: Projeto social da NTT Data impacta também cultura e clientes da empresa

“Quando vimos esse cenário e dadas as restrições, nos preparamos para atender a demanda dos clientes. Seja a pessoa física que precisa melhorar a produtividade porque o computador velho dela não funcionava mais, até as grandes corporações em suas jornadas de cloud e cibersegurança”, lembra Puerta. “Vimos que esse caminho, independente do perfil de cliente, passava por suporte, orientação, consultoria.”

A Dell experimentou um aumento de demanda sem precedentes na pandemia, não só por equipamentos, mas também por consultoria e orientação sobre que soluções seriam mais adequadas para atender diferentes necessidades e perfis de clientes. Por outro lado, a empresa enfrentava um cenário de escassez de componentes, que somado à instabilidade de câmbio tornavam o plano de difícil execução.

“Para a empresa foi muito importante. E para nós enquanto time de liderança coube entender o cenário, dimensionar os riscos. Essa leitura nos deixa orgulhosos”, diz. “A gente soube ler corretamente que, independentemente do mercado ir para cima ou para baixo, a tecnologia passaria a ser o centro.”

Quatro pilares

A estratégia adotada pelo time de Puerta na Dell se concentrou em quatro grandes dimensões de ação: pessoas; portfólio; compromisso com o mercado; e experiência do cliente.

No primeiro pilar, expandiu a capacitação do time para garantir o conhecimento necessário para auxiliar os clientes. No portfólio, investiu-se em produção local (na fábrica de Hortolândia, SP), inclusive de equipamentos mais modernos.

A operação local também foi reforçada: atualmente a empresa produz localmente 95% do que é vendido no Brasil, além de contar com estrutura própria de suporte técnico e atendimento ao cliente. A estrutura local foi considerada depois fundamental para gerenciar o impacto da falta de componentes no País. Por último, a experiência do cliente se tornou foco de investimento.

“Por sermos líderes [de mercado] e termos infraestrutura logística e profissional azeitada para oferecer tecnologia, na hora que conseguimos repaginar o time para atender [a demanda] já tínhamos uma estrutura muito bem-posicionada”, relembra o executivo. “Isso foi o grande catalizador que ajudou muito a ampliar vendas ao longo do ano passado. E continua nesse ano.”

A estratégia permitiu crescimento expressivo no ano calendário de 2021, com recordes frente a anos anteriores.

“Tenho 23 anos de empresa, hoje com a responsabilidade dessa posição [de líder no Brasil]. Mas a minha motivação e a minha vontade de fazer acontecer estão como se fosse o primeiro dia”, assegura Puerta. “Nossos dias de melhor contribuição para o mercado brasileiro ainda estão por vir.”

Tags:
Dell
Diego Puerta
executivo de ti do ano
Brand Post por EXBIZ

Pesquisa: digitalização muda perfil de consumo de serviços financeiros

Estudo divulgado pela Akamai mostra um novo perfil de cliente, que busca experiências digitais mais completas

Em alta

Inovação

Potencial B2B do 5G também passa pelas mãos de consumidores, avaliam operadoras
Em alta

Negócios

78% das crianças e dos adolescentes que têm internet acessam redes sociais no Brasil
Em alta

Liderança

Nuvemshop: crescimento no Brasil baliza estratégia para toda América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados