Ant Group: fintech do Alibaba deve ter um dos maiores IPOs de 2020

Oferta inicial de ações do Ant Group deve acontecer nas bolsas de Xangai e Hong Kong

Author Photo
10:54 am - 21 de julho de 2020
Ant group ipo

O Ant Group anunciou nesta semana seu IPO nas bolsas de Xangai e Hong Kong. O braço de pagamentos do grupo Alibaba foi avaliado em US$ 150 bilhões em sua rodada de investimento mais recente, o que faz com que as expectativas para a abertura de ações da companhia seja cercada de expectativa.

Atualmente, a Ant é uma das formas de pagamento mobile mais populares no gigante asiático, com mais de 900 milhões de usuários. Entretanto, a fintech de Jack Ma também levanta preocupações a respeito de sua influência no setor financeiro. Há ainda dúvidas sobre a possibilidade do negócio efetivamente dar lucro aos futuros acionistas.

Por ora, os números são o suficiente para fazer com que a Ant (formiga em inglês) seja considerado um gigante. Uma fonte ouvida pelo Financial Times aponta que o IPO demorou para ser anunciado porque a empresa queria “garantir apoio total de Pequim”.

Ant Group: expectativas gigantes

Por enquanto, o Ant Group não revelou quanto pretende levantar em seu IPO, nem qual deve ser a agenda para o duplo lançamento de ações. A expectativa é que mesmo uma listagem de parte dos papéis da empresa seja o suficiente para um dos maiores IPOs de companhias asiáticas.

“Tornar a empresa pública vai aumentar a transparência para nossos stakeholders, incluindo clientes, parceiros de negócios, colaboradores, acionistas e reguladores”, comentou o diretor executivo Eric Jing.

Adeus, patinetes da Uber: empresa encerra serviço no Brasil

Recentemente, a fintech mudou seu nome de Ant Financial para Ant Group e tem reforçado o discurso de que é uma companhia de tecnologia e não uma marca financeira. Vale lembrar que Jack Ma, fundador do Alibaba transformou o braço de pagamentos Alipay (que viria a se tornar o Ant Group) ainda em 2011. O bilionário mantém a maior parte das ações da empresa, que está ligada diretamente ao conglomerado chinês.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.