Ano atípico impacta vendas no mercado de impressão

Author Photo
1:25 pm - 19 de setembro de 2014
Ano atípico impacta vendas no mercado de impressão
A IDC Brasil divulgou nesta sexta-feira (19/9) os dados consolidados do mercado de impressão no Brasil no segundo trimestre de 2014. Nesse período, foram comercializados 805 mil equipamentos de impressão, 21.0% a menos do que o último trimestre e aproximadamente 11.8% a menos do que no mesmo período de 2013. 

No segundo trimestre de 2014, a acentuada diminuição nas vendas de equipamentos novos no Brasil atingiu tanto a tecnologia jato de tinta, que atualmente representa 72.9% do total de vendas, como a tecnologia laser, que representa 27.1% das vendas. Os resultados de ambas as tecnologias são altamente influenciados pelos volumes de vendas dos equipamentos de menor porte, que em decorrência de suas especificações técnicas e precificação, são em sua maioria endereçados à demanda de usuários domésticos, profissionais liberais e pequenas empresas. Neste nicho de mercado, houve a maior queda em volumes de vendas.

Segundo o analista de mercado da IDC, Diego Silva, além o fato da Copa do Mundo ter ocorrido durante o segundo semestre e ter menos dias úteis no período, fatores e dinâmicas de natureza competitiva de mercado foram responsáveis pelos resultados negativos. Entre estes fatores, a instituição aponta o reposicionamento de preços dos fabricantes de maior presença no varejo e a intensificação de foco em outras linhas de produto. 

Devido aos eventos programados para este ano, como a realização do Carnaval em março, a Copa em junho e as eleições presidenciais em outubro, já eram previstas alterações nas sazonalidades e nos resultados do mercado. Segundo Silva, dadas as variáveis e particularidades concentradas no ano de 2014, sob essa perspectiva, o cenário no mercado de impressão é positivo e apresenta oportunidades para crescimento. 

Mudança na tecnologia

Do ponto de vista tecnológico, o mercado também vem passando por mudanças nos últimos anos: os equipamentos da tecnologia jato de tinta estão se tornando cada vez mais robustos, rápidos e capazes de atender às demandas de médias empresas e de volumes cada vez maiores de impressão. 

No mercado de impressoras a laser, o movimento também está se convergindo para perfis de consumo de menores necessidades, de modo que os fabricantes não só estão mantendo sua atuação no segmento corporativo, como também estão ofertando linhas de produtos voltadas ao mercado doméstico, profissionais liberais e pequenas empresas – com hardware e suprimentos de impressão de preços extremamente competitivos e capacidades de acordo com essas características e perfis de consumo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.