Android posicionado para desempenhar papel primordial no futuro da distribuição de TV

Author Photo
3:25 pm - 24 de abril de 2017

A Irdeto, fornecedora de segurança para plataformas digitais, e a Ovum divulgaram os resultados de uma nova pesquisa global indicando que a maioria dos provedores de serviços de vídeo15 incluem Android TV ou Android Open Source Project (AOSP) em suas estratégias tecnológicas. Realizada em fevereiro de 2017, a pesquisa “O Android é o futuro do set-top box?” constatou que 72% dos participantes estão considerando implementações do Android como parte de suas estratégias para set-top box (STB). Além disso, 50% dos participantes consideram o Android importante para o cumprimento de seus objetivos nos próximos cinco anos.

Os 300 profissionais de TV pesquisados também identificaram diversas vantagens que, na sua opinião, o Android TV oferece, inclusive a disponibilidade de novos recursos e serviços, entrada mais rápida no mercado, uma atraente interface de usuário e eficiências de custo. Contudo, embora a maioria dos participantes tenha indicado um compromisso com o Android, apenas 54% dos provedores de serviços de vídeo estão dispostos a pagar mais pelos chipsets do Android em relação aos chipsets tradicionais integrados ao middleware.

São os recursos, especificamente a possibilidade de os usuários baixarem aplicativos adicionais, que estão convencendo os provedores a implementar o Android. Tanto os provedores de serviços de vídeo com mais de um milhão de assinantes (43%) como os que têm menos de um milhão de assinantes (34%) os mencionaram como o motivo principal da adoção. Contudo, apesar da confiança dos provedores de serviços nas vantagens do Android TV, ainda há grandes preocupações com a pirataria e as ciberameaças. Em vista da facilidade de instalação de outros aplicativos no STB, 43% dos participantes acreditam que a superfície de ataque aumentará, enquanto que 41% estão receosos de que seus assinantes instalem aplicativos de streaming ilegal.

“Os provedores de serviços de vídeo estão se sentindo pressionados a continuar a inovar suas ofertas para satisfazer os consumidores, que estão exigindo a melhor experiência possível”, explicou Frank Poppelsdorf, Diretor de Gestão de Produtos na Irdeto. “Esses resultados indicam que o Android TV não só está posicionado para desempenhar um papel crítico na distribuição de TV no futuro, mas é essencial para o setor atender à demanda crescente dos consumidores por serviços novos e inovadores. Contudo, a natureza aberta da tecnologia gera várias preocupações com a segurança, sobretudo no que diz respeito à pirataria. À medida que o setor continua a avançar na direção de plataformas mais abertas para o set-top box, será essencial que os provedores de serviços de vídeo implementem uma abordagem robusta de segurança em 360 graus para assegurar a proteção de seu conteúdo de alto valor e, ao mesmo tempo, otimizar a flexibilidade e o tempo de entrada no mercado.”

Embora haja uma expectativa generalizada de que o Android dominará o panorama da TV em um futuro próximo, a pesquisa revelou a eventual necessidade de mais educação sobre as diferenças entre as plataformas Android. Apenas 52% dos participantes da pesquisa compreendem as diferenças entre Android TV e AOSP.

“A educação sobre as plataformas Android é crítica para que os provedores de serviços de vídeo possam entender os recursos, vantagens e desvantagens de cada tecnologia e tomar as melhores decisões estratégicas a respeito de suas estratégias tecnológicas”, afirmou Ed Barton, Líder de Prática, TV, Ovum. “Esses tipos de insights identificados na pesquisa que realizamos com a Irdeto são essenciais para ajudar as operadoras de TV por assinatura, teledifusores e provedores de streaming OTT a antecipar melhor as oportunidades e os desafios que estão à nossa frente. Foi uma ótima experiência trabalhar com a Irdeto nessa pesquisa de executivos de nível C e profissionais de diversas disciplinas para identificar as estratégias de Android que definirão o mercado de TV por assinatura nos próximos anos.”

À medida que plataformas como o Android TV tornem-se a nova norma no panorama da TV, será importante que as operadoras empreguem uma abordagem holística de segurança em 360 graus para proteger a próxima geração de dispositivos. A Stofa, o provedor mais inovador de serviços de TV por cabo e Internet de banda larga na Dinamarca, recentemente selecionou o Irdeto Cloaked CA para oferecer conteúdo com segurança em seu novo set-top box (STB) Android, que será lançado em breve. Os assinantes terão não apenas toda a gama de serviços da Stofa no STB, como também terão acesso direto à loja de aplicativos Google Play e a serviços de streaming como o YouTube. A Stofa quer revolucionar a experiência do usuário com seu novo STB Android e, com o software mais recente de segurança renovável e sem cartão da Irdeto, todos os tipos de conteúdo fornecido aos clientes terão uma proteção robusta.

 

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.