Android domina mercado de smartphones com 85% de participação

Author Photo
12:03 pm - 15 de agosto de 2014
Android domina mercado de smartphones com 85% de participação

A plataforma Android do Google está tão à frente dos seus concorrentes que dificulta até especulações sobre uma eventual perda de liderança. Novos números apresentados pela IDC mostram o sistema móvel do gigante das buscas como líder claro, com iOS e Windows Phone muito atrás. Apple e Microsoft têm poucas chances de ameaçar a posição do Google nas atuais condições.

No total, foram embarcados 301,5 milhões de smartphones no segundo trimestre de 2014, de acordo com levantamento da IDC. Desse volume, 255,3 milhões foram dispositivos Android, ou 84,7%. A plataforma do Google tinha 79,6% de participação de mercado no mesmo período do ano passado. Esse crescimento vem à custa da perda de mercado de Apple e Microsoft.

De todos os smartphones embarcados, 35,2 milhões eram iPhones, uma participação de mercado de 11,7%, contra 13% de share no mesmo período do ano passado. O volume de embarques de iOS cresceu 12,7% no comparativo anual, mas o do Google saltou 33,3%. Muito desse avanço, explica a IDC, é influenciado por mercados emergentes.

“Com muitos OEMs focando em produtos de valor abaixo de US$ 200, o Android tem ganhando muito espaço em mercados emergentes”, afirmou Ramon Llamas, gerente de pesquisa do time de telefonia móvel da IDC. “No segundo trimestre, 58,6% de todos os smartphones Android embarcados globalmente custavam menos de US$ 200, tornando-os mais atrativos em relação aos demais aparelhos.”

Windows Phone e BlackBerry têm um problema ainda maior. Juntas, Microsoft e Nokia, embarcaram 7,4 milhões de aparelhos com Windows Phone no segundo trimestre desse ano, contra 8,2 milhões no mesmo período do ano passado. Assim, a Microsoft assistiu sua participação no mercado de smartphones cair de 3,2% para 2,5% neste ano. Nos Estados Unidos, o sistema Windows Phone tem apenas 1,5%.

Já a BlackBerry sofreu ainda mais. A companhia embarcou 1,5 milhões de aparelhos no trimestre passado, contra 6,7 milhões no segundo trimestre de 2013, ou seja, uma queda de 78%. A participação no mercado da fabricante caiu de 2,8% para 0,5%.

“É interessante observar o que acontece neste Mercado, o Windows Phone é ofertado desde 2010 e ainda não conseguiu chegar a 5% de participação de mercado, enquanto a Samsung, não conseguiu fazer barulho com seu Tizen”, afirmou Melissa Chau, gerente de pesquisa sênior da IDC.

Mesmo com um cenário estável para o Android, o mercado pode assistir algumas transformações no médio prazo. A Apple prepara o lançamento de dois iPhone para setembro. Esses aparelhos devem vir com opções de 4,7 e 5,5 polegadas. Assim, a companhia tentará conter a perda de clientes que preferiram buscar os smartphones de telas gigantes ofertados por Samsung, LG, HTC e outros. A expectativa é que a Apple recupere um pouco do mercado perdido para o Android.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.