Anatel moderniza serviços e comunicação com soluções da Microsoft

Uma das vantagens para os funcionários da Anatel está em usar seus dispositivos e acessar arquivos remotamente.

Author Photo
7:55 pm - 22 de outubro de 2019

Uma parceria entre Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Microsoft e Brasoftware deve modernizar a rotina de trabalho e soluções de tecnologia do órgão.

Por meio de licitação, a Anatel contratou a provedora Brasoftware para implementar o Office 365 e suas soluções, o que inclui o Teams, Sharepoint, Exchange e outros. O processo, migrado de forma gradual, levou cerca de 40 dias para ser finalizado e atingiu mais de 1.700 colaboradores.

George Lacerda, executivo de serviços da Brasoftware, relata que uma das vantagens para os funcionários da Anatel está em “usar seus dispositivos remotamente”.

Para Cléoben Gomes Lopes, responsável pela Coordenação de Administração de Ambiente Computacional da Anatel (GIMR1) e fiscal do contrato gerado após a licitação, a mudança veio para modernizar serviços de correio eletrônico, de comunicação instantânea e edição colaborativa de documentos.

Segundo Lopes, a Anatel buscou fazer tal mudança pois precisava “de uma plataforma mais avançada e mais intuitiva”, e que pudesse permitir um modelo de acesso mais colaborativo e on-the-go. Ou, neste caso, num formato onde os trabalhadores possam acessar suas atividades de qualquer lugar.

Mas, ainda sobre as vantagens da tecnologia, Lacerda destaca a segurança da plataforma com esta migração. Ele ressalta que “todas as soluções da Anatel foram migradas de seus servidores locais e estão sendo usadas hoje dentro de uma nuvem”.

Desta forma, como destaca o executivo, as soluções têm a facilidade de sempre se manterem atualizadas, “sem a necessidade da Anatel realizar contratações para manutenção da plataforma”. Sobre a segurança, ele diz que “o ambiente da Microsoft segue padrões internacionais de certificados e segurança, incluindo regras que serão cobradas dentro da LGPD (Lei Geral de Proteção de dados)”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.