Anatel garante que não houve interrupção de redes de telecom durante greve dos caminhoneiros

Juarez Quadros, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), participou na última terça-feira de audiência pública na Câmara dos Deputados para para debate sobre panorama atual das telecomunicações no Brasil. O tema greve dos caminhoneiros, claro, esteve em pauta. Quadros disse que equipes da Anatel estão mobilizadas e têm estratégias de segurança para evitar interrupções de serviços de comunicação no Brasil em decorrência da paralisação nas estradas. Segundo ele, até agora não houve nenhum problema desse tipo, mas a situação não deixa de ser preocupante e é necessário que a crise seja resolvida.

“A rede [de telecomunicações] é muito exposta, e nós temos uma área na agência que controla os pontos críticos e sensíveis. Há uma equipe bem significativa de pessoal acompanhando os desdobramentos da crise. Até este momento, não aconteceu nenhuma interrupção”, comentou o presidente da Anatel.

O debate foi promovido por iniciativa do presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, deputado Goulart (PSD-SP).

Quadros explicou também que normalmente a agência já trabalha com “suporte de redundância” para que, na eventual falta de geração de energia térmica, a área afetada seja atendida por geradores alimentados por combustível do tipo óleo diesel: “Essa redundância sempre existe, é uma prática antiga, na qual não se tem, nos pontos sensíveis, apenas um grupo, mas no mínimo dois grupos [de geradores de energia]. Então, há uma segurança relativa; entendo que esta crise não pode demorar tanto, porque há sempre um limite. A energia é um grande insumo para o setor de telecomunicações.”

Quadros lembrou que no caso de um cabo óptico ser danificado em um acidente em rodovia, por exemplo, a equipe de manutenção precisa de combustível para ir rapidamente ao local e restaurar o fornecimento de energia. Segundo ele, diante da greve dos caminhoneiros, a gerência da Anatel ligada a esse trabalho de manutenção foi reforçada em pontos estratégicos. “Estamos a postos”, destacou.

*Com informações da Câmara dos Deputados

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

19 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

19 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

20 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

22 horas ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

23 horas ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

23 horas ago