Analytics: grande atributo do futuro será a capacidade de interpretação

O Brasil ocupa hoje a 80º posição no ranking mundial com relação ao desenvolvimento de talentos nesta área, diz especialista

Author Photo
10:33 am - 12 de março de 2020
cassio pantaleoni analytics cassio pantaleoni analytics

Cassio Pantaleoni, presidente do SAS Brasil, conversou com o IT Forum 365 para falar sobre o analytics. O executivo acredita que hoje, mais do que nunca, há uma demanda intensa por profissionais com formação analítica no mercado. Isso se dá, principalmente, porque essa questão se tornou um grande diferencial na relação entre empresa e consumidor.

“Há 250 mil posições em aberto no Brasil. No entanto, o ritmo de formação não tem acompanhado essa demanda. O Brasil ocupa hoje a 80º posição no ranking mundial com relação ao desenvolvimento desses talentos”, explica Cassio. Para ajudar a driblar este obstáculo, o SAS atua apoiando e investindo na capacitação de profissionais para este segmento em universidades, de forma global.

Analytics: da TI para os negócios

De acordo com o especialista, a dinâmica de correlacionar dados hoje está passando por uma demanda diferenciada. “A questão é como você interpreta (os dados)”, explica. Essa capacidade é essencial e é o que fará diferença no futuro do desenvolvimento da tecnologia analítica. Para ele, o desafio do mercado é”muito mais do que tecnologias possíveis para fazer essas análises, mas pessoas que sejam capazes de interpretar. O grande atributo do futuro vai ser a capacidade de interpretação.”

E essa capacidade não estará restrita apenas às ciências exatas. Isso porque, para que uma empresa entenda o comportamento de um consumidor em termos de contexto e relevância, será preciso saber interpretar os dados que os modelos vão disponibilizar.”Esse é um papel importante: as pessoas começarem a ampliar seus conhecimentos de outras áreas para analisar melhor sua interpretação.”

Clique aqui e assista o vídeo completo:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.