Analytics apoia estratégia de negócios da CPTM

Author Photo
8:42 am - 14 de janeiro de 2015
Analytics apoia estratégia de negócios da CPTM
Em busca de apoio nas tomadas de decisão, a CPTM adotou as plataformas de business intelligence (BI) e Mobile da MicroStrategy. As tecnologias ajudam a empresa nas estratégias de negócios por meio de relatórios que detalham informações das áreas de Custos, Segurança Operacional, Financeiro, Coordenação de Empreendimentos e Saúde Ocupacional.

Com as ferramentas, os profissionais da CPTM podem criar análises e relatórios no modelo self-service com informações como prazo de entrega e data limite de projetos e quantidade de passageiros pagantes e de passageiros transportados. 

Os relatórios indicam ainda custo contábil e depurado da tarifa por passageiros pagantes, quantidade de viagens vendidas, valor arrecadado e quantidade de ocorrências por linha e por milhão de passageiros. Os usuários também passaram a contar com datamarts exclusivos para cada uma das áreas, agilizando os negócios e a obtenção de projeções futuras da companhia.  

Nilson Roberto Brito dos Santos, responsável pela gerência de tecnologia da informação da CPTM, lembra que antes da adoção do BI as informações gerenciais eram compiladas e divulgadas em planilhas Excel ou em relatórios extraídos de sistemas especialistas. No cenário anterior, os usuários não conseguiam criar visões diferenciadas das informações. 

Em razão da mudança, Santos destaca outros benefícios como garantia de confidencialidade, confiabilidade e velocidade na disponibilização da informação, assim como um maior detalhamento e o acompanhamento de resultados.

Como próximo passo, a CPTM quer ampliar o número de usuários das tecnologias, especialmente mobile. “A ideia é dar continuidade aos investimentos em tecnologias inovadoras de apoio à tomada de decisão, complementando o projeto de BI com a mobilidade”, finaliza.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.