Americanas e Google anunciam parceria estratégica de coinovação

Americanas fará uso intensivo de IA e machine learning do Google Cloud para acelerar a inovação e gerar novas oportunidades

Author Photo
11:46 am - 19 de agosto de 2022
lojas americanas sa

A Americanas S.A. e o Google Cloud anunciaram nesta sexta-feira (19) uma parceria estratégica de longo prazo, com foco em inovação colaborativa, para impulsionar a jornada tecnológica da varejista.

Esta é a primeira parceria do tipo com um varejista no Brasil. Os objetivos centrais do acordo são gerar novas oportunidades de negócios, promover ganhos de eficiência e reimaginar a experiência do cliente com hiper personalização.

A parceria também habilita uma dinâmica de trabalho conjunto entre a Americanas S.A. e algumas áreas do Google para potencializar a criação e lançamento de novas soluções focadas no varejo, e-commerce, logística e fintech. Estarão envolvidos times multidisciplinares e a iniciativa passará também por capacitação e formação de profissionais de tecnologia.

“Somos uma multiplataforma de inovação tecnológica e atuamos de forma ágil, com análise de dados que sustentam nosso planejamento e antecipação de cenários para gerar a melhor experiência de consumo para todos os nossos clientes. Esta parceria estratégica com um player com tanta experiência em seu campo de atuação vai nos trazer ainda mais oportunidades, não só de eficiência, mas também de inovação em novos modelos de negócios. É transformador, reinventa a indústria”, disse Márcio Cruz, CEO de plataforma digital da Americanas S.A.

O acordo entre Google Cloud e Americanas prevê três principais frentes:

Hiper personalização da experiência do cliente: com a implementação de uma jornada de transformação das suas lojas físicas em pontos digitais de experiência e consumo, baseada em dados, insights e inteligência contextual, a Americanas S.A. trará uma experiência mais fluida em todas as etapas da jornada. Além disso, a habilitação da estratégia de dados focada em hiper personalização autônoma, somada às soluções do Google Cloud para o varejo, permitirá que os consumidores encontrem produtos com maior facilidade, tenham melhores recomendações e uma experiência de compra e atendimento mais customizada, eficiente, prática e inteligente em qualquer plataforma ou canal de consumo.

Tecnologia para inovar: Com uma base tecnológica moderna, e o uso intensivo de soluções de Inteligência Artificial e Machine Learning do Google Cloud, a Americanas S.A. habilitará uma análise de dados mais inteligente, e em tempo real, trazendo mais otimização e inovação para diversas áreas de negócio. Além disso, a escolha do Google Cloud também está alinhada com a estratégia ESG da Americanas: o uso intensivo da nuvem mais limpa da indústria permitirá controlar a pegada de carbono na expansão sustentável das operações da companhia.

Excelência operacional: para otimizar custos diretos da operação e oferecer diferenciais mais fortes e um melhor serviço para o consumidor, a Americanas S.A. irá investir em soluções do Google Cloud que permitem prever a demanda e controlar o estoque para tomar decisões em tempo real, trazendo maior visibilidade sobre a cadeia de suprimentos. A varejista também vai agilizar ao máximo o processo de entrega com uma solução que otimiza a última milha, atuando diretamente no planejamento dos operadores de logística e resolvendo solicitações de planejamento de rota quase em tempo real.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.