American Express testa tecnologia de reconhecimento facial

Author Photo
11:28 am - 10 de abril de 2015
A American Express está fazendo experiências com reconhecimento facial e tecnologias wearables que se transformarão em novos recursos para seus aplicativos móveis.

Para impulsionar o crescimento dos negócios e desfiar a concorrência, a empresa quer usar tecnologias emergentes para atrair os consumidores em novos segmentos, como mobilidade, e deverá usar pagamentos digitais para usuários que preferem não utilizar cartões de crédito e de débito. 

Atualmente, segundo informações do jornal The Wall Street Journal, a American Express conta com um laboratório com desenvolvedores ágeis e designers que adaptam produtos e serviços da companhia para novos dispositivos de consumo, como o Google Glass e o Apple Watch

Agora, o laboratório está trabalhando em uma tecnologia de reconhecimento facial. David Baldie, diretor de entrega técnica da American Express Enterprise Growth, junto ao seu time está testando maneiras de capturar e autenticar imagens de rostos com precisão e rapidez em um dispositivo móvel. 

O reconhecimento facial pode ser mais seguro do que nomes de usuário e senhas, disse Baldy. Um cliente poderia usá-lo ao realizar transações sensíveis, como transferências de dinheiro, via dispositivo móvel.

Vários desafios incrementais, no entanto, tornam o processo difícil. Baldy identificou, por exemplo, que os usuários precisam de pistas visuais na tela para ajudar a alinhar a câmera corretamente. Além disso, o passo de autenticação, que envia a imagem para um servidor para combiná-la com dados armazenados, deve ser muito rápido e preciso.

A tecnologia ainda não está pronta para o lançamento, mas ele e seu time demonstraram uma versão beta para gerentes da organização em março. Se o desenvolvimento for adiante, Mili Doshi, diretor de desenvolvimento de produtos móveis da American Express Enterprise Growth, afirmou que será preciso levar em consideração os riscos e a segurança.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.