AMD e Qualcomm unem forças para desenvolvimento de PCs conectados

Author Photo
9:54 am - 06 de dezembro de 2017

A Qualcomm e a AMD anunciaram nesta terça-feira (5/12) parceria de desenvolvimento para PCs conectados. A novidade foi anunciada durante o Snapadragon Summit, realizado nesta semana em Maui, no Havaí (EUA).

Kevin Lensing, vice-presidente corporativo e gerente-geral de Client Computing da AMD, revelou que o time de engenharia das empresas vai trabalhar em conjunto para combinar a arquitetura mobile Ryzen, da AMD, com os modens LTE de alta velocidade Snapdragon X, da Qualcomm, permitindo conectividade sem necessidade de Wi-Fi.

O executivo afirmou que a proposta das empresas é tornar mais fácil para as principais fabricantes globais de PCs criarem plataformas de computação premium com conectividade LTE. “Vamos levar nossa solução para os Original Equipment Manufacturer (OEMs) para ampliar o conceito de Always Connected PC e transformar a experiência dos usuários”, disse Lensing.

A corrida das empresas é por oferecer PCs com Windows 10 conectados às redes 4G, com grande autonomia de bateria e gráficos aprimorados. Naturalmente, essa estratégia já deixa a empresa pronta para o futuro das redes, pautado por 5G.

5G, uma realidade próxima

Cristiano Amon, vice-presidente-executivo da Qualcomm Technologies e presidente da Qualcomm CMDA Tecnologies, lembrou que na visão da Qualcomm o 5G será tão impactante quanto a eletricidade foi para a humanidade. “5G adicionará US$ 3 trilhões à indústria até 2035”, ressaltou.

Segundo ele, quando se fala em 5G, a proposta é reduzir a latência e mudar a experiência dos usuários. E esses benefícios, apontou, chegarão mais rápido do que o esperado. “Será em 2019. No começo de 2017, mais de 40 empresas se juntaram à Qualcomm para tornar o 5G realidade rapidamente”, apontou, acrescentando que as companhias estão agora terminando a padronização do 5G.

Nas últimas semanas, inclusive, a Qualcomm fez uma série de anúncios relacionados como o Snapdragon x50 5G Modem, o primeiro chipset para conexão 5G em um chip móvel, e o 5G NR, design de referência para fabricantes de smartphones.

Nesse processo, o executivo apontou que já é possível ver operadoras se preparando para o 5G. De acordo com ele, 43 operadoras, cobrindo 1,3 bilhão de clientes em 25 países estão agora nessa jornada. “Estamos claramente no começo dessa evolução”, ressaltou.

*A jornalista viajou a Maui, no Havaí (EUA), a convite da Qualcomm

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.