Ambiente de IaaS amplia em 8 vezes capacidade de TI no Muffatão

Migração para ambiente baseado em Infraestrutura como Serviço utiliza tecnologia SonicWall

Author Photo
9:06 am - 21 de novembro de 2019
Hand arranging wood block stacking as step stair with arrow up. Ladder career path concept for business growth success process

O Muffatão, fundado há 55 anos e hoje com mais de 1.000 funcionários, passou por uma transformação na TI em 2019. Ao longo do ano, a empresa substituiu o ambiente SonicWall para o SonicWall NSv 200, uma versão virtual do firewall.

A empresa atua em diversos segmentos, como na rede de varejo com sede em Cascavel, Paraná, e unidades de atacado e distribuição. A estratégia de mudanças para a TI migrou a infraestrutura da empresa para um ambiente IaaS (Infrastructure as a service), baseado em um data center de colocation.

A SonicWall, responsável pela migração, atua no ramo de segurança da informação. Segundo Elieber Giehl de Lima, gerente de TI do Muffatão, os resultados foram benéficos e satisfatórios para a companhia.

Ele afirma que a área de TI e segurança, hoje, consegue oferecer serviços que acompanham a expansão da empresa, mas sem necessitar upgrades do firewall em formato de appliance. “Temos, hoje, uma capacidade de processamento oito vezes maior do que a anterior”, afirmou.

Com a mudança, o tráfego do Muffatão passou a ser criptografado. “Ganhamos velocidade para identificar, na nossa rede, ameaças disfarçadas”, disse o gerente.

Outras melhorias baseadas nas soluções da SonicWall incluem o bloqueio de ataques de phishing e ransomware. “VPNs seguras garantem a conectividade de toda a nossa rede”, afirma Elieber.

Os resultados são produzidos, em parte, pela topologia NSv 200 (no data center virtualizado) e SonicWall SOHO (appliances físicos) nas lojas e atacados.

“Esses agentes de segurança estão elevando a confiabilidade de servidores de missão crítica; a solução usa recursos de Inteligência Artificial e Machine Learning para ampliar a segurança desses endpoints”, diz Elieber, acrescentando que “isso é feito de forma eficiente e sem nenhum impacto na performance de aplicações”.

Ambiente seguro

O Muffatão também passou a utilizar a plataforma de gerenciamento SonicWall GMS (Global Management System), que permite visualizar o que acontece no ambiente de segurança.

A equipe da companhia, claro, passou por duas fases de utilização da tecnologia. Já em 2017, começaram a usar a solução SonicWall NSa 2600 e firewalls de menor porte instalados nas lojas e centros de distribuição. A jogada foi em resposta à demanda de mais segurança no ambiente de TI. Anteriormente, era utilizada uma solução open source.

Com o crescimento dos negócios, uma solução virtual foi sendo adotada. Assim, numa PoC (Prova de Conceito), o time passou a avaliar o NSv 200. Elieber diz que, já nesta fase, “houve um ganho imediato na capacidade de checagem das conexões SSL de nossa rede”.

Quem apoiou a mudança na TI do Muffatão foi a Uni-IT. Os consultores já atendem a companhia há cinco anos e estiveram envolvidos em todas as etapas ligadas à implementação da tecnologia SonicWall.

“Essa empresa saiu na frente na adoção da inteligência SonicWall em forma de serviços; acredito que o principal objetivo desse projeto foi plenamente atingido”, disse Ricardo Kuntze, diretor técnico da Uni-IT, referindo-se ao suporte seguro nos crescimentos dos negócios do Muffatão.

“A decisão de contratar serviços de colocation em um data center externo foi muito bem embasada tanto do ponto de vista técnico como financeiro”, acrescentou.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.