Amazonas e Bahia levam serviços públicos para a palma da mão

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11:21 am - 17 de novembro de 2017
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Estudo recente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) mostrou que para cada dólar investido em tecnologia da informação (TI) no setor público, é possível reduzir US$ 3 em custo operacional. Mas, muito além do lado financeiro, o investimento em TI no governo chega para melhorar sobremaneira a vida do cidadão. De olho nesses benefícios, os governos do Amazonas e da Bahia decidiram apostar em uma solução móvel, que integra diversos serviços diretamente na palma da mão da população.

Há pouco mais de um mês, o estado do Amazonas lançou o aplicativo para tablets e smartphones Amazonas na Palma da Mão, que agrega serviços da área de trânsito e educação, além de notícias com foco na prestação de serviços.

Para a Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), que desenvolveu o app com a CA Technologies, o projeto é muito mais do que um aplicativo. “É uma solução para melhor servir a população, que provoca profundas mudanças culturais”, orgulhou-se Daniel Castello Branco, diretor técnico da Prodam, ao se apresentar no CA World, evento anual da CA Technologies, realizado em Las Vegas (EUA).

A relação do Amazonas com a tecnologia tem-se estreitado muito nos últimos anos e fez o governo identificar um momento oportuno para levar conveniência para o cidadão. O Amazonas é o maior estado do Brasil em tamanho, somando 4 milhões de pessoas, com metade delas vivendo na capital, e 50% da produção local gira em torno de smartphones e outros recursos tecnológicos.

A busca por uma solução digital para agregar diversos serviços foi um caminho natural e que teve início há cerca de 12 meses. “No coração da solução, queríamos prover uma boa experiência para os usuários”, contou. Deu certo. Nos primeiros dias que a aplicação estava no ar, o serviço de registro escolar somou mais de 5 mil requisições por segundo. “Agora, o cidadão não precisa mais pegar fila para registrar seu filho na escola”, conta.

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Aplicativo Amazonas na Palma da Mão agrega serviços para o cidadão

Ainda na parte de educação, outros benefícios apresentados pelo app incluem informações como frequência escolar, notas, e desempenho dos alunos. Em trânsito, é possível consultar infrações e situação de veículos e multas na CNH. A expectativa da Prodam é expandir o serviço para outras áreas, como segurança, saúde, produção rural, além de agendamento de serviços.

Criada em 1972, naturalmente, a Prodam conta com sistemas legados e um dos desafios do projeto, relatado por Branco foi a integração das bases de dados, considerando o cidadão individualmente e não por suas diversas personas. “Um cidadão pode ser pai ou motorista do seu carro. O desafio foi vê-lo como uma pessoa única no sistema”, conta ele.

Até o momento, mais de 60 mil downloads do app, disponível em princípio para Android, foram feitos sem nenhum tipo de divulgação massiva, provando a aceitação por esse tipo de solução. O investimento inicial no projeto foi de R$ 5 milhões, incluindo software e serviços.

Tudo em um

O Estado da Bahia, que tem uma população total de 16 milhões de pessoas, sendo 3 milhões apenas na capital Salvador, também está investindo na digitalização da sua relação com o cidadão.

Walter Palma, gerente de Governança da Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb), afirmou no CA World que a decisão de investir em um aplicativo no formato “tudo em um” surgiu do desafio de fazer mais com menos, otimizar a relação entre governo e população e levar facilidade para o cidadão em busca de serviços governamentais.

Por trás das cortinas, diversas integrações tecnológicas estão sendo feitas para que o cidadão tenha acesso às informações sobre educação, saúde e ombudsman. Foi criado, segundo ele, um CzRM, CRM com características de engajamento social, que conta com o perfil do cidadão e será responsável por gerar interações com a população. Há ainda um business intelligence (BI) turbinado com big data que apresenta uma visão única do cidadão e provê análises, que balizam as tomadas de decisão.

A aplicativo, que será lançado em dezembro sob o nome Bahia 360, amarra toda essa infraestrutura e apresenta um catálogo de serviços e experiência personalizada ao cidadão. Por meio dele, pais podem, por exemplo, acompanhar o desempenho de alunos na rede pública de ensino, ter acesso a informações sobre multas e outros dados relacionados.

De acordo com Palma, o investimento no projeto foi de R$ 7,5 milhões (incluindo serviços e software) e em quatro anos o governo da Bahia espera obter um retorno sobre o investimento (ROI) de R$ 61,2 milhões. O Estado do Piauí também deverá lançar em breve, em um projeto com a CA, um aplicativo para facilitar a vida do cidadão.

*A jornalista viajou a Las Vegas (EUA) a convite da CA Technologies

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