Amazon usa IA para garantir distanciamento social entre funcionários

Companhia pretende instalar tecnologia em centenas de localidades nas próximas semanas

Author Photo
3:00 pm - 16 de junho de 2020

Para garantir que os funcionários estejam cumprindo as normas de um distanciamento mínimo e seguro entre si, a Amazon instalou câmeras com inteligência artificial que alertam caso pessoas estejam a menos de um metrô de distância entre si.

Os sistemas de câmera, chamados pela Amazon de “assistentes de distância”, fornecem aos funcionários feedback em tempo real sobre o distanciamento social durante o trabalho, especialmente nos armazéns da companhia. O aconselhamento de especialistas é que se mantenha uma distância de cerca de dois metros de distância de outra pessoa, quando possível.

As câmeras são conectadas a monitores e computadores com software desenvolvido pela Amazon. A tecnologia usa modelos de machine learning para diferenciar as pessoas presentes no espaço, bem como sensores de profundidade para medir a distância aproximada entre os trabalhadores. À medida que os funcionários passam pela câmera, os círculos sobrepostos no monitor indicam se estão mantendo um distanciamento adequado. Se um funcionário estiver seguindo as regras, o círculo aparecerá verde e, se estiver muito perto de outra pessoa, o círculo piscará em vermelho.

O objetivo é que os sistemas sejam implementados em áreas de tráfego intenso, como galpões de estoque e entrada  e saída de estabelecimentos. Além disso, a companhia também está tornando o software de código aberto, para que outras empresas possam usar a tecnologia em suas instalações.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.