Amazon disponibiliza no mercado brasileiro AWS Outposts

AWS Outposts é uma solução para workloads que demandam acesso de baixíssima latência a aplicativos ou sistemas locais

Author Photo
10:19 am - 29 de junho de 2020

A Amazon Web Services (AWS) anunciou a disponibilidade do AWS Outposts no Brasil, um serviço totalmente gerenciado que estende a infraestrutura e os serviços, APIs e ferramentas nativas da nuvem da AWS para praticamente qualquer data center de cliente, espaço de co-location ou instalação local.

O AWS Outposts é uma solução para workloads que demandam acesso de baixíssima latência a aplicativos ou sistemas locais, e para processamento ou armazenamento de dados em localização específica. O AWS Outposts permite operações de desenvolvimento e computação consistentes, tanto em ambientes em nuvem quanto on premises.

Os clientes no Brasil poderão utilizar serviços como Amazon EC2, Amazon EBS, serviços baseados em contêiner – como Amazon ECS e Amazon EKS -, serviços de banco de dados como Amazon RDS, e analytics como Amazon EMR localmente em seus AWS Outposts.

Da mesma forma, passa a ser possível se conectar com ferramentas disponíveis na região, como Amazon DynamoDB, AWS CloudFormation, Amazon CloudWatch, AWS CloudTrail, Elastic BeanStalk e Cloud 9, entre outros, para executar e gerenciar cargas de trabalho da mesma maneira que é feito na nuvem.

Muitas empresas têm cargas de trabalho que provavelmente permanecerão on premises por vários anos, bem como aplicativos sensíveis à latência, que devem permanecer muito próximos aos sistemas em que rodam localmente. Exemplos desses casos de uso incluem suporte a soluções de controle de processos fabris, execução de aplicativos robóticos nas proximidades do equipamento, desenvolvimento de plataformas de negociação de valores mobiliários de alta frequência ou fornecimento de serviços de virtualização de funções de rede (NFV) em telecomunicações.

Clientes com esses requisitos procuram capacidade de executar a computação e o armazenamento da AWS em suas instalações e buscam integrar essas cargas de trabalho de maneira uniforme e contínua com o restante de seus aplicativos rodando em nuvem na AWS. Segundo a empresa, esse recurso não era possível até o momento, pois as soluções não possuíam as APIs, ferramentas e hardware, bem como as mesmas funcionalidades local e na nuvem para oferecer uma experiência híbrida confiável. Entretanto, o AWS Outposts oferece racks de armazenamento e computação da AWS – o mesmo hardware usado em data centers nas Regiões da AWS – para trazer serviços, infraestrutura e modelos operacionais da AWS para suas instalações.

Com o novo serviço disponível, os cliente da AWS podem escolher entre uma variedade de instâncias de processamento, armazenamento e computação otimizada para gráficos do Amazon Elastic Compute Cloud (EC2), com e sem opções de armazenamento local. Os clientes podem, então, executar facilmente uma ampla variedade de serviços da AWS localmente, incluindo Amazon EC2, Amazon EBS, Amazon Elastic Container Service (ECS), Amazon Elastic Kubernetes Service (EKS), Amazon Relational Database Service (RKS) e Amazon Elastic MapReduce (EMR), além de se conectar diretamente a serviços regionais, como links do Amazon Simple Storage Service (S3) ou tabelas do Amazon DynamoDB por meio de conexões privadas.

O serviço pode ser instalado em diversos ambientes de data center, com ampla variedade de opções de energia e rede, e vem com medidas padrão de altura – 80 polegadas ou 42U. A AWS se encarrega de avaliar a adequação da estrutura dos clientes, além de realizar a entrega e instalação dos racks.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.