A Alpargatas, que controla marcas como Havaianas, Mizuno e Osklen, inaugurou em outubro um novo escritório em São Paulo, que tem como diferencial o fato de que não há locais fixos: a ideia é que os colaboradores possam conhecer outras áreas, produtos e pessoas dentro da companhia.
Apesar de bem recebido, esse novo modelo de trabalho trouxe uma situação que não havia sido prevista durante o processo de implementação: como as equipes não se sentam juntas, houve muitos casos em que colaboradores não conseguiam encontrar seus pares para discutir assuntos do dia a dia.
Para resolver essa questão, a equipe de Canais Digitais da Alpargatas desenvolveu o aplicativo Smart Office, que traz um mapeamento de todas as posições fixas e ambientes colaborativos do escritório, mostrando onde cada funcionário está e indicando os espaços disponíveis.
Ao chegar, o usuário realiza o check-in na estação em que irá trabalhar. Esse check-in pode ser feito ao selecionar a posição no mapa ou fazendo a leitura de um QR Code. Centenas destes códigos estão distribuídos entre os andares. Com o check-in realizado, seus colegas sabem exatamente onde está a pessoa a ser encontrada. O app oferece também a possibilidade de organizar grupos, convidando outros colaboradores a dividirem collabs ou sentando-se em estações de trabalho próximas.
No momento, a Alpargatas afirma que cerca de 300 check-ins são feitos em seu escritório por dia, sendo que o local abriga cerca de 500 funcionários. Para aumentar o uso, a equipe incluiu recursos de gamificação, fazendo com que o usuário acumule pontos a cada interação e premiando os primeiros colocados no ranking.
Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…
Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…
A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…
Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…
O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…
Mais da metade (55%) dos líderes de TI classificam sua hierarquia na empresa como equivalente…