Alpargatas adota rede social do Google Cloud para apoiar integração dos colaboradores durante pandemia

Companhia também conseguiu colocar 100% da força de trabalho em casa com ferramentas do G Suite

Author Photo
1:00 pm - 21 de julho de 2020
home office, notebook, smartphone

A Alpargatas conseguiu colocar cerca de 3 mil funcionários de diferentes escritórios em regime de trabalho remoto, de um dia para o outro com apoio do G Suite, pacote de ferramentas de comunicação e colaboração do Google Cloud. A empresa já utilizava o G Suite, o que possibilitou a transição em tempo recorde. A Alpargatas também adotou a rede social Currents em apenas uma semana para aproximar seus colaboradores durante a pandemia.

A companhia, responsável pelas marcas Havaianas, Osklen e Mizuno, adotou a suíte de aplicativos de produtividade do Google há menos de um ano para colaboradores que atuam no Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Hong Kong e Europa. O intuito, até então, era dar continuidade à transformação digital da empresa, porém a suíte acabou preparando-a para adotar o trabalho remoto assim que as medidas de distanciamento social foram adotadas.

“Como tomamos a decisão antecipada de adotar essas ferramentas, no dia seguinte já tínhamos todos trabalhando de casa, se conectando, colaborando nos mesmos documentos e fazendo reuniões. Nosso CEO começou a interagir com as equipes não só do Brasil, mas de outros países também”, conta Jorge Ramalho, Diretor de Tecnologia da Alpargatas. O executivo explica que a adoção do G Suite surgiu da necessidade de transformar a experiência dos funcionários e que, em menos de três meses houve a migração global, sem quedas de produtividade ou impacto para os clientes.

José Roberto Daniello, Diretor de Pessoas da Alpargatas, explica que a adoção de ferramentas como Gmail, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, Agenda, Google Meet, Google Chat, entre outros estava alinhada como o objetivo da companhia de se tornar mais global, digital, inovadora e sustentável e, com a chegada da pandemia, a empresa se deu conta que estava preparada para uma situação que nem sequer sabia que ia acontecer”, afirma.

A Alpargatas tinha planos de implantar uma rede social para colaboradores para gerar maior integração e engajamento entre eles, mas com a chegada da pandemia e a adoção do trabalho remoto, a empresa antecipou o lançamento do Currents, rede social corporativa do Google Cloud. A companhia também passou a utilizar o Google Classroom como uma ferramenta para o treinamento de novas pessoas que venham trabalhar na empresa.

“Com o Currents, temos agora uma plataforma de colaboração moderna, que além da comunicação interna, grupos de discussão e comunidades das áreas de interesse, permite que as pessoas tenham acesso a atividades de bem-estar que a empresa oferece, como ginástica laboral e yoga. Além de ter um espaço para compartilhar sua vida pessoal, como playlists de música, bichos de estimação, e receitas”, comenta Daniello.

Em um mês a plataforma alcançou 500 mil visualizações e já está disponível no mundo inteiro, inclusive para colaboradores das fábricas, de acordo com o diretor.

A empresa está desenvolvendo agora, junto com a Gentrop e o Google Cloud, um sistema dentro do G Suite, que dará suporte aos primeiros colaboradores que voltarão ao escritório, quando a volta parcial for liberada. A ferramenta ajudará em ações como aprovação de retorno, liberação das redes e até determinação do local onde a pessoa ficará dentro do escritório.

“Estamos todos – não somente as equipes do Google, mas clientes e o mundo inteiro – passando por um momento sem precedentes. O impacto do novo coronavírus impõe vários desafios e, para muitos de nós, essa situação exigiu mudanças na maneira como trabalhamos”, ressalta Marco Bravo, Head do Google Cloud no Brasil.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.