Algar Telecom levará conceito de cidade inteligente para bairro de Uberlândia

Author Photo
5:31 pm - 15 de dezembro de 2016
Algar Telecom levará conceito de cidade inteligente para bairro de Uberlândia

A Algar Telecom anunciou o início do projeto Cidade Conectada, cujo objetivo é articular o ecossistema de inovação e empreendedorismo em prol de soluções que resolvam os problemas vividos atualmente nas cidades, levando informações e serviços ao cidadão e proporcionando, ao mesmo tempo, mais eficiência e transparência na administração pública.

Em um primeiro momento, as iniciativas serão instaladas como protótipos no Granja Marileusa, bairro planejado de Uberlândia homologado como micropolo tecnológico municipal, mas a intenção é que essas soluções sejam futuramente replicadas em outras localidades.

O projeto agrega parceria com universidades, institutos de pesquisa e desenvolvimento, startups e grandes empresas, como Nokia, C.E.S.A.R., PromonLogicalis e Universidade Federal de Uberlândia.

A proposta da Algar Telecom com o Cidade Conectada é trabalhar com soluções que conectem as pessoas, que são os principais beneficiários das iniciativas a serem implementadas. As iniciativas serão instaladas em diversos pontos no bairro Granja Marileusa, em Uberlândia, entre eles a Avenida Maria Silva Garcia, a Praça Ciranda e a Praça das Melaleucas. Algumas das soluções serão testadas a partir de 14 de dezembro e outras a partir de janeiro de 2017.

Veja abaixo algumas das tecnologias que serão implementadas no local:

Easybus (parceria com Universidade Federal de Uberlândia)
Sistema embarcado nos ônibus que verifica e reporta em tempo real a lotação e o fluxo de passageiros nos veículos públicos, por meio de tecnologias de vídeo analysis. Com ele, é possível prever a necessidade de transferir, em momentos de grande lotação, ônibus de outras linhas que estejam mais vazias para atender melhor a população.

City Totem (parceria com Nokia e C.E.S.A.R.)
Totem fixo que oferece interface de acesso entre o cidadão e a cidade. Tem como principais funcionalidades: chamada de atendimento ao cidadão, publicidade dinâmica e estática, vitrine virtual de produtos, entre outros.

My ID (parceria com Nokia e C.E.S.A.R.)
Sistema que permite a identificação de pessoas por meio de smartphones, wereables e tags (NFC ou RFID) tendo como principal característica o reconhecimento das pessoas independente do gadget utilizado. A identificação também poderá ser utilizada para pagamento de compras e acesso à locais como edifícios comerciais, hospitais, dentre outros.

IoT Maker (parceria com Ioton)
Plataforma que reúne APIs, serviços de telecomunicações (chips, mensagens, dados, voz, etc), plataformas de telecomunicações (OCS, URA etc) e ferramentas de desenvolvimento para que pessoas e empresas criem e compartilhem soluções para cidades inteligentes. As aplicações desenvolvidas estarão disponíveis em um Market Place. Sensores e atuadores estão sendo desenvolvidos pelo parceiro e estão contemplados na entrega do protótipo.

E-pontos (parceria com New360 e Fabrimax)
Lixeiras para coleta de resíduos tecnológicos, que possuem sensores que medem o volume de lixo descartado e o espaço restante na lixeira. O lixo descartado dará pontos para a pessoa que o descartar, sendo que os pontos podem ser convertidos em prêmios.

Centro de Controle do Bairro Conectado
O ambiente está focado na gestão estratégica e operacional de todas as inovações que serão instaladas nas ruas do bairro Granja Marileusa. Será utilizada a Plataforma de IoT Eu.Gênio, da PromonLogicalis, que foi desenvolvida em padrões abertos e hospedada em nuvem privada e está disponível na modalidade de serviço – o que torna o desenvolvimento de aplicações para a Internet das Coisas acessível para empresas e órgãos do governo dos mais variados portes e perfis, sem a necessidade de altos investimentos em infraestrutura.

Em janeiro, deverão ser testadas as seguintes soluções, segundo a empresa:

Bueiros inteligentes (parceria com PromonLogicalis)
Os bueiros inteligentes, que utilizam tecnologia M2M e Ultrassônico, são compostos por um ecofiltro (cesta) que se encaixa aos bueiros já existes. Será monitorado, em tempo real, o volume de resíduos retido por estes. Além disso, o bueiro cruza a informação do volume de resíduos já existentes com a previsão do tempo e um sensor de ambiente, que é capaz de predizer, principalmente em períodos de chuvas, a possibilidade de alagamento de determinadas regiões, o que possibilita manutenções preventivas. A mesma tecnologia será utilizada nas lixeiras do bairro.

Balão de conectividade (parceria com PromonLogicalis)
Desenvolvido em parceria com a Altave (empresa criadora do balão), a solução permite levar conectividade a regiões ermas, com pouco acesso disponível pelos meios convencionais, ao replicar e expandir o alcance de conexões via fibra, redes celulares ou PLC (powered line communication). O balão é equipado com rádios Wi-Fi e LoRa, permitindo a cobertura de grandes áreas e tornando viável a conexão de grandes volumes de sensores.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.