Algar Telecom investe em refarming para oferecer 4G na faixa de 1.800 MHz

Author Photo
1:41 pm - 13 de junho de 2017

Com a queda do tráfego em 2G, a Algar Telecom, empresa de telecomunicações do grupo Algar, investiu em refarming para oferecer aos seus clientes a tecnologia 4G na faixa de 1.800 MHz. No primeiro trimestre deste ano, o serviço foi disponibilizado em 14 cidades da área de concessão da operadora, o equivalente a 70% da base de clientes de sua área de atuação com o serviço de telefonia móvel. A mudança da tecnologia beneficiou também os clientes que usam 3G, já que houve migração de clientes desta tecnologia para o 4G, reduzindo quantidade de usuários simultâneos.

O espectro de 10 MHz, antes reservado para uso de 2G, foi comprimido para 5 MHz, para que a outra metade passasse a ser usada para o 4G. “Fizemos um swap na rede, mudando a empresa fornecedora das estações, ao mesmo tempo em que aplicamos o refarming. Com a disponibilidade de mais uma tecnologia, os clientes de 3G e 4G passaram a ter uma melhor experiência, tanto em dados quanto em voz”, explicou Márcio de Jesus, diretor de Negócios Varejo da Algar Telecom.

As cidades que passaram a ser cobertas pelo 4G da Algar são: Araporã (MG), Carmo do Paranaíba (MG), Franca (SP), Frutal (MG), Itumbiara (GO), Iturama (MG), Nova Serrana (MG), Pará de Minas (MG), Patos de Minas (MG), Prata (MG), Santa Vitória (MG) e Uberaba (MG). Até o fim deste mês, em Uberlândia (MG) e Ituiutaba (MG), cidades onde já funciona o 4G em 700 MHz, será concluída a implantação da tecnologia também com a frequência em 1.800 MHz.

“Agora, estamos trabalhando junto ao Gired para ampliar a implantação de 4G em 700 MHz em mais cidades, que entre outras vantagens tem maior cobertura indoor. Além de, é claro, continuar apostando no refarming para ampliar ainda mais nossa cobertura 4G”, afirmou o diretor.

100% dos municípios com 3G
No ano passado, a Algar Telecom implantou a tecnologia do 3G em 100% dos municípios de sua área de concessão – 87 cidades nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul, e também em mais 40 cidades de Minas Gerais, fruto de investimentos para expansão em banda H. Segundo Márcio de Jesus, essas entregas reforçam o compromisso da companhia de levar sempre a melhor experiência ao cliente, com foco em transformação digital.

Oferta com 30 giga bytes de dados
Nesse contexto de melhoria de experiência de navegação, a Algar Telecom lançou uma campanha que oferece até 30 giga bytes de dados e smartphone grátis em planos pós-pagos. Desde o início da campanha, no dia 10 de maio, foram registrados mais de 200% de aumento da taxa de port-in. Caso o cliente ainda não tenha aparelho compatível com o 4G, a campanha contempla também descontos em smartphones que podem chegar a R$ 1.800.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.