Alfabetização de dados: o que é e por que ela é importante?

Estudo da Qlik revela que empresas adeptas dessa cultura aumentam seu valor de mercado

Author Photo
10:55 am - 23 de outubro de 2018
Alfabetização de dados o que é e por que ela é importante Alfabetização de dados o que é e por que ela é importante

Grandes empresas com conhecimento em alfabetização de dados corporativos têm 5% a mais de Enterprise Value (EV – em tradução livre, Valor de Mercado) do que companhias sem a cultura de uso de dados corporativos. O valor corresponde, em média, a US$ 320 e US$ 534 milhões. É o que indica o estudo Data Literacy Index da Qlik, líder em análise de dados, em parceria com a Wharton School e a IHS Markit. Para formar o índice, 604 tomadores de decisão de negócios foram entrevistados sobre o uso da informação e a alfabetização de dados.

O que é a alfabetização de dados?

A alfabetização de dados é definida pela capacidade de ler, analisar, utilizar e comunicar dados em toda a organização. Além de ter uma força de trabalho com conhecimento de dados, as empresas devem garantir que essas habilidades sejam usadas para a tomada de decisões em toda a empresa para competir na quarta revolução industrial.

No entanto, apesar da correlação clara entre o valor da empresa e a alfabetização de dados, há uma lacuna entre como as companhias percebem a importância e a relevância dos dados e como potencializam, de fato, a alfabetização de dados de seus colaboradores.

Embora 92% dos tomadores de decisões de negócios reconheçam a importância da alfabetização de dados dos profissionais, apenas 17% incentivam os colaboradores a se tornarem mais confiantes no uso inteligente e estratégico da informação.

Por que a alfabetização de dados é importante?

Segundo o levantamento, a alfabetização de dados corporativos pode melhorar o desempenho financeiro. O Data Literacy Index é um modelo rigoroso que classifica as empresas de acordo com o acesso aos dados necessários e a capacidade de utilizar as informações para tomada de decisão.

Quando essas duas características são relacionadas ao desempenho corporativo, as organizações que se classificam no terço superior do Data Literacy Index têm um valor corporativo 3 a 5% maior do que as outras. O aprimoramento da alfabetização de dados parece ter uma correlação positiva com outras medidas de desempenho corporativo, incluindo margem bruta e retorno sobre ativos, patrimônio e vendas.

As empresas não estão preparadas para pagar pela experiência em dados

A maioria dos tomadores de decisões de negócios considera vital que os funcionários sejam alfabetizados em dados, mas apenas 24% da força de trabalho global diz estar totalmente confiante em sua capacidade de ler, trabalhar, analisar e se comunicar com dados. Enquanto dois terços das empresas (63%) planejam contratar mais funcionários com conhecimento de dados, o ônus é do indivíduo.

Os líderes empresariais não estão dispostos a comprometer recursos para melhorar a alfabetização em dados de sua força de trabalho, com apenas 34% das empresas oferecendo atualmente treinamento em alfabetização de dados e apenas 36% dispostos a pagar salários mais altos aos funcionários alfabetizados em dados.

Quase todos os líderes de negócios reconhecem que os dados são importantes para o seu setor (93%) e como a empresa atualmente toma decisões (98%). No entanto, apenas 8% das empresas fizeram mudanças significativas na forma como os dados são usados nos últimos cinco anos.

Indústrias com maior conhecimento de dados

Existem diferenças muito maiores em alfabetização de dados corporativos entre indústrias do que entre regiões. Os setores de saúde, varejo e imobiliário tiveram um desempenho inferior em alfabetização de dados (com os respectivos pontos de alfabetização de dados de 67,1, 69,2 e 70,7), enquanto os setores administrativo, técnico e financeiro apresentaram desempenho mais consistente (81,1, 80,2 e 77,4 respectivamente).

O Data Literacy Index Corporativo foi criado pela Qlik em nome do Data Literacy Project, uma nova comunidade global dedicada a estimular discussões mais ricas e desenvolver as ferramentas necessárias para moldar uma sociedade de dados informada, confiante e bem-sucedida.Alfabetização de dados

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.