Alexandre Maioral: lidar com diversidade como alicerce para a liderança

Novo presidente da Oracle Brasil quer continuar trabalho de Rodrigo Galvão e sonha alto: crescer três dígitos em 2021

Author Photo
9:15 am - 27 de agosto de 2021
Alexandre Maioral, Oracle Brasil Foto: Divulgação

Quase três meses depois de assumir a presidência da Oracle Brasil – após a ida de Rodrigo Galvão para a vice-presidência de tecnologia da empresa para a América Latina em junho –, Alexandre Maioral tem grandes objetivos: fazer a multinacional americana crescer três dígitos no Brasil em 2021, mesmo em um cenário de inovação e concorrência tão acirrado.

Nesse episódio do IT Forum Líderes, o executivo conta como pretende alcançar essa meta. Mas não só disso: Maioral também falou da escolha pela carreira de tecnologia, seu estilo de liderança, a passagem pela IBM. E sobre como aprendeu a lidar com diferentes perfis de pessoas não só durante a carreira executiva, mas também na noite de Curitiba (PR), sua cidade natal, quando foi sócio de um bar.

Leia também: Dienstmann: no 5G, ‘tudo que operadoras não querem é virar rede neutra’

“Sabe a história da carreira não-linear, né? Será que eu perdi um tempo na minha vida e eu estaria em outro momento da carreira hoje? Na verdade não”, disse o executivo, em entrevista gravada na primeira semana de agosto. “Se eu não tivesse passado por aquilo, de empreender, dar certo e errado também, para aprender, eu não teria tido a bagagem que tenho hoje para liderar tantas pessoas dentro da Oracle.”

Maioral é formado em engenharia industrial elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Passou seis anos na IBM antes de ingressar na Oracle, tendo ocupado vários cargos de liderança antes de ser convidado a ser presidente da operação brasileira.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.