Airbus adota sistema de localização em tempo real da Quupa

Gigante da indústria de aviação utiliza tecnologia de localização em tempo real para conectar dispositivos de IoT

Author Photo
10:06 am - 31 de agosto de 2022
Imagem: Shutterstock

A Airbus adotou tecnologia da Quupa, braço da Nokia que fornece sistemas de localização em tempo real, para localizar ativos internos. A tecnologia, conhecida também como Real-time locating system (RTLS), permite que os ativos sejam localizados, analisados e geridos com extrema precisão.

Segundo comunicado da Quupa, a Airbus passou a conectar diversos dispositivos de Internet das Coisas (IoT) para a localização no local, buscando melhorias na eficiência.

“De imediato, já foi identificada maior eficiência na gestão interna com a utilização de ativos em toda a linha de produção” aponta Marcelo Lonzetti, CMO da ztrax, representante da Quupa no Brasil.

A tecnologia  foi testada pela primeira vez pela Airbus ainda no início de 2016 para identificar ativos logísticos nos espaços comerciais. Desde 2019, o sistema RTLS foi incorporado em instalações da Airbus, com expansão prevista.

“Empresas como a Airbus, onde os seus ativos são de elevado valor e a sua cadeia de fornecimento é muito complexa, é vital que possam seguir, gerir e analisar cada ativo”, acrescenta Lonzetti.

Pensando em IoT, a geolocalização é um dos temas mais discutidos pela sua importância comercial, segurança pública, medicina e indústria. “Na indústria, a localização também encontra suas aplicações, entre elas rastrear equipamentos no chão de fábrica, acompanhar a eficiência de uma linha de produção ou até criar regras de alerta de segurança para aumentar a satisfação e qualidade de trabalho de seus colaboradores”, completa Lonzetti.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.