Notícias

Air Liquide adota ‘e-commerce interno’ e diminuiu cerca de 60% dos gastos com comunicação e endomarketing

A Air Liquide, empresa especializada em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, diminuiu seus custos com materiais de comunicação e endomarketing em cerca de 60% após incorporar uma espécie de ‘e-commerce interno’ para fazer a gestão de itens gráficos. A ferramenta, que pode ser acessada por todas as áreas da empresa, beneficiou a organização como um todo.

Para isso, a empresa contratou a ferramenta Printi 4Business, da Printi, que consiste em criar um canal de pedidos de serviços gráficos customizado com a identidade visual do cliente. Nela, todas as áreas da empresa podem encomendar papelaria, brindes e materiais promocionais sem precisar acionar a área de Comunicação, otimizando o processo e liberando mais tempo para atividades mais estratégicas.

“Como tudo era concentrado conosco, gastávamos muito tempo fazendo a gestão desses pedidos e aprovando material por material, além de trabalhar apenas com grandes tiragens. Graças a essa nova tecnologia, a forma de compra mudou de grande escala para sob demanda, reduzindo custos e incentivando um consumo mais consciente, eliminando desperdício de itens que ficavam desatualizados ou perdidos no estoque”, explica Roger Spalding, Gerente de Comunicação da Air Liquide para a América Latina.

De acordo com Erik Adami, Gerente Comercial da Printi, a ferramenta é altamente adaptável à necessidade do cliente. “No caso da Air Liquide, a empresa inseriu todos os itens já aprovados na plataforma e os colocou à disposição das áreas. Por causa disso, reduziu custos e prazos para obter esses itens”, diz Adami.

Próximos passos

Depois de dois anos de parceria, agora a Air Liquide pretende criar uma loja acessível a todos os colaboradores, na qual eles poderão comprar produtos personalizados da empresa, como camisetas, bonés e artigos de escritório para uso pessoal, já que essa é uma demanda que tem surgido dos próprios colaboradores.

“Mais do que uma ferramenta de produtividade, a Printi 4Business poderá nos ajudar nos objetivos de Employer Branding, pois será um dos pilares que trabalham a favor do engajamento dos colaboradores”, conta Spalding. “Além disso, como a plataforma está em constante desenvolvimento, agregando melhorias, vemos um grande potencial para escalar a novidade para as equipes na América Latina, que possuem necessidades bem similares”, complementa.

Desde a sua implementação efetiva na Air Liquide, em janeiro de 2019, mais de 500 produtos já foram encomendados e produzidos a partir da plataforma. Entre eles, estão folders, mochilas, crachás, cartazes, ecobags, squeezes e uma série de outros itens. “Temos capacidade para ajustar a demanda de acordo com a necessidade do cliente, assim conseguimos seguir crescendo juntos”, conclui Adami.

Recent Posts

Estudo usa IA e prevê seca na Grande São Paulo em 2025

Um estudo feito pelo centro de pesquisas privado Lactec que usou inteligência artificial para analisar…

11 horas ago

GE Lighting obtém 50% de economia com suporte SAP da Rimini

A GE Lighting, empresa americana que oferece produtos de iluminação residencial e casas inteligentes, migrou…

1 dia ago

Inteligência artificial reduz desperdício de alimentos frescos em grande varejista de São Paulo

Apesar de vitais para a humanidade, frutas, verduras e hortaliças sofrem um problema crônico de…

1 dia ago

Uso de IA nas corporações exige análise de maturidade, diz CEO da Aoop

Um estudo global feito pela Edelman, o Trust Barometer 2024, descobriu uma lacuna entre a…

1 dia ago

Zeztra transaciona R$ 100 milhões em 2023 e planeja expansão

A Zeztra, fintech especializada em recebimentos e cobranças com sede em Sorocaba (SP), terminou 2023…

1 dia ago

Começa amanhã! IT Forum Trancoso 2024 debate impacto da Revolução Verde na TI

O IT Forum Trancoso 2024 está chegando! Começa nesta quarta-feira, dia 01 de maio, o…

1 dia ago