Agricultor 4.0 está preparado para atacar a desnutrição

Com a implementação de soluções de TI no segmento agrícola, a estratégia do agricultor precisa mudar, adaptando-se à nova era

Author Photo
11:03 am - 15 de outubro de 2018

Tecnologias como internet das coisas (IoT), inteligência artificial (AI, na sigla em inglês), big data, entre outras são implementadas todos os dias em diversos setores da economia. No agrícola não tem sido diferente. Isso porque, além de alavancar a produção, as novas soluções de TI prometem tornar o processo do setor mais sustentável, ágil e prático.

Essa otimização é extremamente necessária, levando em conta que conforme estudo da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 2017, 821 milhões de pessoas no mundo não ingeriram as calorias mínimas para suas atividades diárias. Assim, para diminuir essa alarmante cifra, é vital otimizar todas as etapas do setor.

A pergunta é como? O primeiro passo é implementar soluções que automatizem certas etapas. O segundo inclui a preparação do capital humano, nesse caso o agricultor. A evolução do setor tem acontecido, em linha com a revolução tecnológica 4.0, com empresas multinacionais liderando essa jornada.

Para falar sobre o assunto e o status do setor brasileiro no tema, Daniel Accioly Rosa, head de Professional Solutions – Digital Farming da Yara International ASA, participa do IT Forum X. O evento é organizado pela IT Mídia e será realizado nos dias 17 e 18 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).

No espaço, Accioly apresentará casos reais de soluções de agricultura digital criadas no hub global de agricultura digital da Yara em São Paulo e mostrará como a metodologia design thinking é usada nas soluções para garantir que elas são “farmer centric” e estão alinhadas às necessidades dos clientes da Yara.

O executivo é engenheiro graduado pela UERJ, com Mestrado em Ciências pela Royal Holloway, University of London e MBA pelo Institut Européen d’Administration des Affaires (INSEAD) na França. Com aproximadamente 20 anos de experiência em tecnologia e gestão, já trabalhou em empresas de consultoria como Unisys, EY, Accenture, tendo participado ativamente em projetos de tecnologia.  Atualmente, trabalha na Yara com temas de nutrição de plantas e agricultura, focando no uso da tecnologia para contribuir na resolução do problema da fome no mundo.

IT Forum X 2018

O IT Forum X é um evento B2B que reúne toda a comunidade cuja vida profissional é influenciada pela Tecnologia. Transportes, Supply Chain, Logística, Recursos Humanos, Marketing e Vendas, TI, Finanças, Compras, entre outros, reunindo as principais empresas de tecnologia e telecom com os decisores do mercado. Realizado nos dias 17 e 18 de outubro no Transamérica Expo Center, na cidade de São Paulo, o evento oferece experiências com muita interatividade e conteúdo de alta qualidade.

Quer participar? Baixe o aplicativo oficial do evento e confira a programação completa.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.