Notícias

Agora é oficial: AMD anuncia a segunda geração de processadores Ryzen

Após meses de vazamentos, a AMD confirmou oficialmente nesta sexta-feira, 13/4, quatro novas CPUs de segunda geração da linha Ryzen. Com lançamento previsto para o próximo dia 19 de abril, os modelos Ryzen 7 2700X, Ryzen 7 2700, Ryzen 5 2600X e Ryzen 5 1600 serão mais rápidos e mais baratos do que os seus antecessores.

Os quatro chips em questão rodam em velocidades de clock um pouco maiores do que as versões que substituem, e em uma mudança significativa em relação ao ano passado, a AMD vai incluir diversos coolers Wraith nas versões “X” dos novos processadores. 

Os processadores Ryzen X de primeira geração não contavam com coolers no pacote porque a fabricante acreditava que os consumidores dessas CPUs top de linha preferiam usar coolers próprios.

Confira abaixo os detalhes anunciados pela AMD para cada um dos chips Ryzen de segunda geração:

  • Ryzen 7 2700X (329 dólares): possui 8 núcleos e 16 threads com velocidades de clock que variam entre 3.7GHz e 4.3GHz. Vem com o cooler Wraith Prism.
  • Ryzen 7 2700 (299 dólares): possui 8 núcleos e 16 threads com velocidades de clock que variam entre 3.2GHz e 4.1GHz Vem com o cooler Wraith Spire.
  • Ryzen 5 2600X (229 dólares): possui 6 núcleos e 12 threads com velocidades de clock que variam entre 3.6GHz e 4.2GHz. Vem com o cooler Wraith Spire.
  • Ryzen 5 2600 (199 dólares) possui 6 núcleos e 12 threads com velocidades de clock que variam entre 3.4GHz e 3.9GHz. Vem com o cooler Wraith Stealth.

A segunda geração dos processadores Ryzen será produzida por meio de um processo de fabricação de 12 nanômetros – para efeito de comparação, os chips Ryzen de primeira geração usavam um processo de 14 nanômetros.

Novas placas

Como prometido, a AMD também anunciou um novo chipset X470 para as placas-mãe Ryzen AM4. Essas placas incluem “infraestrutura de energia melhorada para velocidades de clock maiores nas CPUs Ryzen de segunda geração” – mas os novos Ryzen também terão compatibilidade com as placas X370.

As placas X470 também trazem a nova tecnologia StoreMI, da AMD, que permite que um SSD seja usado como cache para um HD tradicional (os módulos Optane Memory, da rival Intel, atuam de forma parecida).

Recent Posts

Ashwin Ballal assume como CIO da Freshworks

Com mais de três décadas de experiência em liderança em tecnologia e estratégia de negócios,…

5 horas ago

Com expectativa de crescer 86% em 2024, Engemon IT amplia suas operações

A Engemon IT inaugurou recentemente um novo escritório operacional em Alphaville, SP. A escolha da…

5 horas ago

Mais de 70% dos profissionais de TI já usam IA: de vilã com potencial de substituir colaboradores a uma eficiente assistente

A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma poderosa aliada no ambiente de trabalho.…

6 horas ago

Microsoft apresenta nova categoria de PCs com Windows focados em IA

A Microsoft lançou uma nova categoria de PCs com Windows projetados para Inteligência Artificial (IA),…

7 horas ago

Aquisição da VMware pela Broadcom traz mar de oportunidades não só para Nutanix

A aquisição da VMware pela Broadcom tem gerado diversas discussões e análises sobre seus impactos…

8 horas ago

Empresas brasileiras listam benefícios de contar com estruturas hiperconvergentes

Durante o Next 24, realizado pela Nutanix, em Barcelona*, na Espanha, o IT Forum ouviu…

9 horas ago