Notícias

Agility Robotics anuncia primeiro robô bípede semiautônomo comercial

A startup Agility Robotics, que desenvolve robôs para ajudar em tarefas básicas como carregar caixas, anunciou que seu robô bípede, o Digit, agora está à venda. Duas unidades já foram vendidas para a montadora de automóveis Ford. As informações são do The Verge.

O Digit tem aproximadamente a altura e o formato de um ser humano adulto. Com a ajuda de sensores, o robô é capaz de se mover em ambientes de maneira semiautônoma, além disso, consegue carregar caixas de até 18kg nos braços.

A empresa, com base nos Estados Unidos, informa que o Digit, embora ainda em estágio experimental, já pode ser utilizado em diversas situações domésticas e industriais, como processos de logística, carregando caixas, telepresença e até em inspeção industrial. Seu design bípede permite que o robô navegue por ambientes como escadas íngremes, terrenos não nivelados e ultrapasse obstáculos. Além disso, o Digit pode ser configurado para operar de forma autônoma, mas seus processos autônomos não são capazes de se adaptar a novos ambientes. Segundo a Agility Robotics, o robô toma decisões de forma completamente autônoma, mas precisa ser conduzido por um ser humano para isso.

O lançamento de um robô bípede e que funciona de forma semiautônoma gera questões éticas com relação ao seu potencial uso para fins militares ou de vigilância. Segundo o The Verge, Damion Shelton, CEO da Agility Robotics, confirmou que vai vender seus robôs para polícias e organizações de segurança. “A Agility Robotics apoia o desenvolvimento de um corpo de leis internacional em torno do uso de robôs em cenários de combate ou “semelhantes a combates “. Eu preferiria fortemente que essa decisão estivesse nas mãos dos governos e, por extensão, à humanidade em geral, em vez de ser deixada para as empresas de tecnologia se confundirem”, informou Shelton ao portal.

Os primeiros Digits da Ford

As duas primeiras unidades comerciais do Digit foram vendidas à Ford. A montadora conta que seu interesse é colocar os robôs na parte traseira das vans de entrega também autônomas para que os robôs fiquem encarregados de deixar os pacotes em frente das casas dos clientes.

Em comunicado à imprensa, o diretor de tecnologia da Ford, Ken Washington, disse que robôs como Digit podem ajudar a empresa a fazer entregas “mais eficientes e acessíveis” para seus clientes no futuro. “Aprendemos muito este ano trabalhando com a Agility, agora podemos acelerar nosso trabalho exploratório com robôs Digit comerciais”, disse.

Até o momento, somente seis unidades comerciais do Digit foram produzidas. No entanto, a empresa espera fazer de 20 a 30 robôs ao longo deste ano e de 40 a 60 até 2021.

O Digit é o primeiro robô bípede do tamanho de um ser humano a ser vendido comercialmente.

Leia mais na IT Trends

Recent Posts

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

10 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

12 horas ago

Abalo na liderança da OpenAI: Jan Leike também se demite

A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…

14 horas ago

Após dois anos, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço neste fim de semana

A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…

14 horas ago

Análise preditiva e inteligência artificial ganham importância nos orçamentos de empresa, aponta estudo

Mais de 60% das empresas estão ampliando os orçamentos destinados à análise preditiva e à…

15 horas ago

5 cursos gratuitos na área de tecnologia para aprimorar o currículo

Em um mercado de trabalho dinâmico e altamente competitivo, manter-se atualizado e adquirir novas habilidades…

15 horas ago